O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA) celebra a diversidade e a riqueza cultural dos povos indígenas da Amazônia, integrando suas histórias e cosmologias em diferentes dimensões de sua estrutura acadêmica e física.

A PRESENÇA INDÍGENA NO PPGL

Arte e Ancestralidade

Uma das manifestações mais visíveis desse compromisso é o trabalho artístico de And Santos. Suas obras, tanto o interior quanto o exterior do prédio do PPGL, transformam o ambiente em uma verdadeira galeria de arte. Os grafites substituem as paredes brancas por representações da Amazônia Mairiense. Sua arte, que combina a cosmologia indígena com a estética do Odivelismo, proporciona uma experiência imersiva e educativa sobre a ancestralidade indígena.

Novas Linhas de Pesquisa

Em termos curriculares, o PPGL avança ainda mais na valorização dos conhecimentos indígenas com a criação de duas novas linhas de pesquisa: "Poéticas e Cosmologias" e "Línguas e Cosmologias Indígenas". Essas novas áreas de estudo permitem uma exploração profunda e respeitosa das tradições, línguas e visões de mundo dos povos indígenas, promovendo uma integração acadêmica que enriquece tanto os alunos quanto os pesquisadores.

Compromisso Estético e Político

O compromisso do PPGL com os povos indígenas da Amazônia vai além da estética. É um compromisso político que se reflete nos espaços do programa, garantindo que as vozes e histórias indígenas sejam ouvidas e respeitadas. Através de suas iniciativas, o PPGL não apenas visibiliza a presença indígena, mas também a celebra e a integra de maneira significativa e transformadora.

Em suma, a presença indígena no PPGL é uma celebração contínua e uma integração vital que reflete o compromisso da UFPA com a diversidade cultural e o respeito pelos povos indígenas da Amazônia.

Para saber mais sobre as iniciativas do PPGL e explorar as obras de And Santos, visite nosso campus e nosso perfil do Instagram @ppglufpa.