
Chamada de novos bolsistas de Doutorado
AMANDA GABRIELA DE CASTRO RESQUE |
LUANA DA SILVA COELHO |
JOSÉ SOARES FILHO |
AMANDA GABRIELA DE CASTRO RESQUE |
LUANA DA SILVA COELHO |
JOSÉ SOARES FILHO |
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), conforme decisão de seu Colegiado, torna pública a abertura das inscrições para candidato(a)s ao processo seletivo para o Curso de Doutorado Acadêmico, turma de 2026, nas áreas de Estudos Linguísticos e de Estudos Literários.
Confira AQUI o edital de seleção para Doutorado.
(REPOST)
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), conforme decisão de seu Colegiado, torna pública a abertura das inscrições para candidato(a)s ao processo seletivo para o Curso de Mestrado Acadêmico, turma de 2026, nas áreas de Estudos Linguísticos e de Estudos Literários.
Confira AQUI o edital de seleção para Mestrado.
(REPOST)
A Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Letras informa que, para inscrição como aluno especial, o interessado deverá preencher o formulário eletrônico e enviá-lo junto de seu diploma e currículo lattes.
Alunos da UFPA ou de outra universidade deverão enviar o atestado de matrícula e o currículo lattes.
Os documentos de inscrição (formulário, diploma/atestado e currículo) deverão ser enviados num único documento em formato PDF para o email secretariappglufpa@ufpa.
As inscrições terão início em 07 de agosto e irão até as 17 horas do dia 08 de agosto.
Atenção: O professor ministrante da disciplina tem a autoridade para decidir aceitar ou recusar as inscrições de aluno especial em sua disciplina.
Acesse AQUI o formulário de inscrição.
Patrimônios, Decolonialidades e Formação Cidadã é uma iniciativa do programa Proexia Emaús que promove ações educativas com foco na alfabetização e letramento de crianças, além de oferecer apoio a adolescentes em fase de preparação para o Enem. Sob a coordenação dos professores doutores Isabel Cristina França e Welton Lavareda, o projeto desenvolve atividades que articulam saberes e valorizam os patrimônios culturais, promovendo uma perspectiva decolonial de formação cidadã.
As ações são realizadas por bolsistas vinculados ao Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC), contando também com a dedicação de voluntários da graduação e pós-graduação.
Assista o vídeo especial que preparamos acessando este link.
O projeto de pesquisa "Em busca das mulheres na literatura: de ilustres desconhecidas às novas edições" da professora Juliana Maia de Queiroz existe desde 2024 e tem grande destaque pelo seu desempenho acadêmico.
Sua pesquisa tem como foco o estudo de mulheres escritoras dos séculos XIX e XX que foram silenciadas pela historiografia literária, mas que vêm sendo recuperadas e reeditadas por meio de iniciativas de editores, editoras, pesquisadoras e pesquisadores brasileiros nos últimos anos.
Muitas foram as escritoras que publicaram na imprensa periódica seus poemas, romances e/ou textos de opinião. De igual forma, muitos textos de recepção crítica ou anúncios de livros foram publicados sobre essas mulheres que escreveram ao longo dos séculos XIX e XX. Apesar de terem sido apagadas da historiografia oficial, seus escritos permaneceram gravados em tinta e papel, base hoje de nossas pesquisas em fontes primárias.
Se antes precisávamos recorrer apenas a máquinas de microfilmes ou folhear páginas já muito desgastadas ou inacessíveis, nos últimos anos, tal pesquisa se expandiu devido às inúmeras edições digitalizadas à disposição dos leitores e pesquisadores dispostos a ampliar o conhecimento acerca de escritoras brasileiras ao longo dos séculos. O nosso objetivo principal parte da leitura e análise de obras escritas por mulheres no Brasil, especificamente de novas edições de autoras que ficaram esquecidas em suas primeiras edições oitocentistas ou das primeiras décadas do século XX, ou mesmo aquelas que nunca entraram para os compêndios de história literária, e apenas nas últimas décadas têm sido reeditadas.
Assim, tal pesquisa visa dar continuidade ao trabalho com fontes primárias e ao estudo de obras literárias apagadas do cânone literário, trabalho esse que empreendemos desde 2014 na Universidade Federal do Pará, mas agora com foco nas obras de autoria feminina. Buscamos assim contribuir para o avanço das pesquisas atuais acerca da escrita literária de mulheres no Brasil.
Assista o vídeo especial que preparamos junto com a Profa. Juliana Maia de Queiroz, coordenadora do projeto, acessando este link.
O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA informa que, segundo a Resolução CONSEPE n° 5.845, responsável por aprovar o calendário acadêmico de 2025, haverá recesso do período letivo 2025.2 entre os dias 14 e 31 de julho de 2025. As aulas retornarão no dia 1° de agosto de 2025.
O GeoLinTerm é um dos projetos destaque 2025 no PPGL, saiba porquê.
O GeoLinTerm (Geossociolinguística e Socioterminologia no Brasil) teve início em 1996 com o Projeto Atlas Geo-sociolingüístico do Pará (ALIPA), sediado no Laboratório de Linguagem do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA. O GeoLinTerm, na configuração atual, apresenta-se como um Macroprojeto ou Programa que abrange cinco eixos de investigação linguística: a) o ALiPA, que agora constitui um dos eixos de pesquisa, acomodando dois produtos: o Atlas Linguístico Sonoro do Pará (ALiSPA) e o Atlas Léxico Sonoro do Pará (ALeSPA), este ainda em andamento; b) o Atlas Linguístico do Brasil – Regional Norte (ALiB-Norte); c) os Atlas Linguísticos Regionais do Norte do Brasil (ALiN); d) o Atlas Linguístico Sonoro das Línguas Indígenas Brasileiras (ALSLIB); e e) a Terminologia e Socioterminologia no Brasil (SocioTerm).
No GeoLinTerm, buscam-se contemplar as mais diversas áreas da linguística, embora quase sempre se trabalhe com o que se pode chamar de linguística aplicada, assim, têm-se desenvolvido trabalhos em vários campos, como terminologia, fraseologia, geolinguística, sociolinguística, ensino e aprendizagem de língua, descrição e documentação de língua, contato linguístico, línguas de sinais, linguística de corpus, linguística computacional (como, por exemplo, a criação do primeiro atlas linguístico sonoro no Brasil, o ALISPA 1.1, em 2004).
Assista o vídeo especial que preparamos junto com o Prof. Alcides Fernandes, um dos coordenadores do projeto, acessando este link.
O "Fazer-com, Fazeres-outros: formulações protéticas do testemunho na produção literária de autoria indígena" é um dos projetos destaque do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA.
O projeto tem como objetivo principal investigar os pontos de encontro entre a literatura produzida por autores indígenas e as manifestações do testemunho. A proposta parte da compreensão de que essas obras revelam fortes vínculos relacionais e abordam questões identitárias e humanísticas fundamentais, refletindo experiências e temas profundamente ligados às vivências desses sujeitos.
Assista o vídeo especial que preparamos junto com a Profa. Tânia Sarmento-Pantoja, coordenadora do projeto, acessando este link.
Conheça o projeto de pesquisa "Cartografia literária da imigração no continente amazônico", um dos projetos destaque no Programa de Pós-Graduação e Letras da UFPA e que colabora com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Este projeto tem como foco a análise da literatura vinculada à presença estrangeira na Amazônia, abordando tanto autores imigrantes ou descendentes de imigrantes quanto escritores que, mesmo sem ligação direta com a imigração, retratam em suas obras influências culturais de diferentes nacionalidades, como japoneses, americanos, ingleses, portugueses, judeus e sírio-libaneses. A investigação se baseia em dois eixos principais: autores cujas origens familiares estão relacionadas aos fluxos migratórios para a região e aqueles que tematizam, em suas produções, os impactos e diálogos transculturais gerados por essas presenças. O corpus do estudo reúne nomes como José Benedicto Cohen, Sultana Levy Rosenblatt, Marcos Serruya, Leão Pacífico Esaguy, Mady Benoliel Benzecry, Elias Salgado, Ilko Minev, Myriam Scotti, Rogel Samuel, Márcio Souza, Paulo Jacob, Milton Hatoum, Jorge Tufic, Fusako Tsunoda, entre outros.
Assista o vídeo especial que preparamos junto com a Profa. Alessandra Conde, coordenadora do projeto, acessando este link.
O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA (PPGL/UFPA) lhe convida para prestigiar o lançamento do Livro "AS INTERFACES DA (DE)COLONIALIDADE NO MOVIMENTO REPÚBLICA DE EMAÚS: Desafios contemporâneos", cuja produção envolveu alunos da Pós-Graduação e Graduação, além da parceria com diferentes instituições e grupos. Simultâneamente ocorrerá o lançamento do minidocumentário "PROEXIA Emaús" . Ambos os lançamentos serão no dia 18 de junho, das 14H às 19H no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMC/UFPA).
Prefácio do livro
“Os capítulos abordam o movimento a partir de diferentes pontos de vista e perspectivas: projetos de extensão universitários, processos de contação de histórias e mediação de leitura, arte-educação, alfabetização e letramento, educação alimentar, produção textual, práticas inclusivas e tantos outros.
Temos em mãos um testemunho vivo da potência da educação popular na Amazônia; um rico processo de sistematização de conhecimento; uma elaboração teórico-metodológica colaborativa, participativa e em coautoria; uma homenagem sensível e amorosa ao Padre Bruno Sechi e a todas e todos que ao longo dos anos vêm construindo o Movimento República de Emaús como um dos mais importantes e vitais coletivos de denúncia das opressões e anúncio de que outro mundo é possível”
(Prof. Dr. João Colares da Mota Neto).
Para ter acesso à programação completa basta acessar este documento, por meio dele você também poderá se inscrever nas oficinas que serão ministradas durante o evento. Aguardamos você!