O GeoLinTerm (Geossociolinguística e Socioterminologia no Brasil) teve início em 1996 com o Projeto Atlas Geo-sociolingüístico do Pará (ALIPA), sediado no Laboratório de Linguagem do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA. O GeoLinTerm, na configuração atual, apresenta-se como um Macroprojeto ou Programa que abrange cinco eixos de investigação linguística: a) o ALiPA, que agora constitui um dos eixos de pesquisa, acomodando dois produtos: o Atlas Linguístico Sonoro do Pará (ALiSPA) e o Atlas Léxico Sonoro do Pará (ALeSPA), este ainda em andamento; b) o Atlas Linguístico do Brasil – Regional Norte (ALiB-Norte); c) os Atlas Linguísticos Regionais do Norte do Brasil (ALiN); d) o Atlas Linguístico Sonoro das Línguas Indígenas Brasileiras (ALSLIB); e e) a Terminologia e Socioterminologia no Brasil (SocioTerm).

No GeoLinTerm, buscam-se contemplar as mais diversas áreas da linguística, embora quase sempre se trabalhe com o que se pode chamar de linguística aplicada, assim, têm-se desenvolvido trabalhos em vários campos, como terminologia, fraseologia, geolinguística, sociolinguística, ensino e aprendizagem de língua, descrição e documentação de língua, contato linguístico, línguas de sinais, linguística de corpus, linguística computacional (como, por exemplo, a criação do primeiro atlas linguístico sonoro no Brasil, o ALISPA 1.1, em 2004).

Atualmente, após quase 30 anos, o GeoLinTerm constitui um observatório consolidado da língua portuguesa na Região Amazônica e uma referência, nacional e internacional, nos estudos da Dialetologia e Sociolinguística. As pesquisas no Projeto estão comprometidas com a descrição, análise e documentação da variação e diversidade linguísticas, sempre buscando aprofundar um entendimento mais amplo das interações entre língua e espaço territorial e social, com um olhar especial para as culturas locais e, ao mesmo tempo, atento às inovações tecnológicas.

Para saber mais sobre o GeoLinTerm e acompanhar seu trabalho, acesse o site geolinterm.com.br

É com muita satisfação que o Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPA) convida você para o Simpósio Temático do V Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Norte (GELLNORTE). Sob o tema "Documentação Linguística e suas contribuições para a (re)vitalização de línguas ameaçadas", o evento ocorrerá do dia 02 ao dia 05 de dezembro de 2025 na Universidade Federal do Pará. 

 

As inscrições para comunicação oral ficarão abertas do dia 20 de maio até 31 de julho e os interessados deverão ficar atentos aos seguintes requisitos: 

As propostas de comunicação deverão ser enviadas em Word, conter um título, a identificação do(s) autor(es), sua afiliação institucional e um resumo de até 500 palavras, com informações sobre: questão de pesquisa, objetivos, metodologia, aporte teórico e resultados (parciais ou finais) e até cinco palavras-chave.

Poderão submeter comunicações ao Simpósio: estudantes de graduação e pós-graduação, professores e/ou pesquisadores de IES ou da Educação Básica, indígenas ou não-indígenas. Todos os autores devem estar associados ao GELLNORTE. Para se associar, ver as informações disponíveis em: https://www.gellnorte.com.br/associe-se/

O endereço eletrônico para envio é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e a notificação de aceite deverá ser enviada até o dia 31 de agosto de 2025. 
Para mais detalhes sobre o simpósio, acesse este documento

 

O NESA (Núcleo de Estudo Sefarditas da Amazônia, da Universidade Federal do Pará), coordenado pela Profa. Dra. Alessandra Conde e vice-coordenado pela Profa. Dra. Silvia Benchimol,  é um grupo de estudos do CNPq/2020, formado por pesquisadores de universidades do Brasil e do Exterior, que realiza Estudos Judaicos, com ênfase no espaço amazônico,  no âmbito da Literatura e outras Artes, Geografia, História, Linguística e Tradução.

Ligado à Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Pará, o NESA promove seminários e palestras, desenvolvendo, ainda, pesquisas na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação, PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras - e PPLSA - Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia.

 

Para saber mais sobre o núcleo de estudo e acompanhar suas atividades, acesse o site www.nesa.ufpa.br

 

O Núcleo Interdisciplinar Kairós – Estudos de Poética e Filosofia (NIK/UFPA), coordenado pelo Prof. Antônio Máximo Ferraz, propõe-se como um espaço de experimentação e criação intelectual, onde o diálogo entre poética e filosofia se dá a partir da superação dos limites tradicionais do pensamento, da arte e da linguagem.

Mais do que integrar disciplinas, o NIK resgata o sentido profundo da interdisciplinaridade como experiência do "entre" — esse intervalo criativo entre a questão e o conceito, onde o ser humano se descobre em constante formação.

 

Enraizado na ética das perguntas, o núcleo convida seus integrantes a compreenderem suas próprias existências como obras em construção, erigidas pelo vigor do pensamento e pelo dom da linguagem.

Para saber mais sobre o NIK acesse o site nik-ufpa.blogspot.com

 

Desde sua criação em 2015, o Grupo de Pesquisa ID-DIVERSITAS tem se consolidado como um núcleo de estudos voltado à compreensão e ao enfrentamento dos desafios relacionados aos letramentos fundamentais para o exercício pleno da cidadania. O grupo concentra suas investigações nas habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico no contexto da educação básica, articulando fundamentos teóricos e estratégias metodológicas inovadoras.

 

O seu compromisso está em promover uma educação crítica e transformadora, que forme sujeitos conscientes e participativos. Valorizamos também a preparação docente, explorando a construção da identidade profissional e capacitando professores para atuarem de maneira sensível às múltiplas realidades sociais e culturais dos estudantes. As iniciativas do grupo seguem princípios de inclusão e respeito à diversidade, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). 

Conheça mais sobre o trabalho do grupo de pesquisa acessando o site idiversitas.wixsite.com/diversitas

O Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Alfabetização, Letramento e em Linguagem Docentes da Amazônia (GALPDA) iniciou suas atividades em maio de 2016, estruturado em três eixos principais: Letramento Acadêmico, Laboratório de Produção Textual e Ensino-Aprendizagem da Língua Materna. O terceiro eixo atualmente se organiza sob o projeto EncantArtes – Falar, Ler e Escrever.

A atuação do GALPDA busca investigar e contribuir para a formação dos graduandos da Licenciatura Integrada, promovendo o fortalecimento das competências de leitura, escrita e oralidade essenciais ao perfil do egresso, com base tanto em saberes locais (literatura oral e culturas amazônicas) quanto na literatura universal. Além disso, o grupo analisa práticas pedagógicas de docentes da Educação Básica que impactam a aprendizagem de alunos e licenciandos.

 

As ações de Letramento Acadêmico envolvem a oferta de minicursos para a comunidade interna e externa à UFPA, enquanto o Laboratório de Produção Textual, voltado para licenciandos da FEMCI, promove práticas autorais e reflexivas em leitura e escrita, com apoio de voluntários do PROFLETRAS e do PPGCIMES. Já o eixo Ensino-Aprendizagem, realizado em parceria com escolas, está voltado à alfabetização e ao letramento nos Anos Iniciais, contando com o projeto EncantArtes, que forma mediadores iniciantes de leitura e escrita, com atuação também em comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Acesse o site galpda.com.br para saber mais sobre as atividades que o grupo desenvolve.

 

A comissão formada para avaliar as teses defendidas no ano de 2024 no Programa de Pós-Graduação em Letras submetidas à seleção interna do Prêmio CAPES de Tese indica como trabalho a representar o PPGL a tese

 

POÉTICAS E POLÍTICAS DO CIRCUM-RORAIMA: O CASO DO

WÄTUNNÄ YE'KWANA,

 

elaborada pela Profa. Dra. Isabel Maria Fonseca Gondinho e orientada pela Profa. Dra. Izabela Guimarães Guerra Leal.

Os pesquisadores que compõem a comissão parabenizam a todos os participantes da seleção, autores e orientadores, reiterando a excelência acadêmica dos trabalhos.

 

CRONOGRAMA DE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

Atividade

Datas

Inscrições das Teses

17/04/2025 a 24/04/2025

Resultado Preliminar

12/05/2025

Interposição de Recursos

13/05/205 a 14/05/2025

Resultado Final

16/05/2025

 

Comissão interna

Márcia Cristina Greco Ohuschi – Presidente

Carlos Henrique Lopes de Almeida - Membro

Ângela Fabíola Alves Chagas - Membro

 

 COORDENAÇÃO DO PPGL

Ivânia dos Santos Neves - Coordenadora

 

Isabel Cristina França dos Santos - Vice-Coordenadora

 

 

O Grupo de Estudos Mediações e Discursos com Sociedades Amazônicas (GEDAI), ativo desde 2010, reúne pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação interessados em investigações que se baseiam nos aportes teóricos da Análise do Discurso, com ênfase nas relações entre identidade, mídia e os mecanismos de saber e poder discutidos por Michel Foucault. As discussões desenvolvidas pelo grupo também dialogam com os Estudos Culturais, especialmente quando tratam das dinâmicas entre contextos locais e globais, enfocando os modos de mediação nas sociedades amazônicas e a construção da história do tempo presente.

 

Nos últimos anos, o grupo passou a contar com a presença de discentes internacionais, principalmente de países como Angola e Timor Leste. Essa inserção tem aprofundado os debates em torno da colonialidade e da língua como instrumento de governo, ao mesmo tempo em que fortalece as reflexões sobre ancestralidade e as heranças culturais deixadas pelo colonialismo nos territórios de língua portuguesa.

Acesse o site gedaiamazonia.com.br para saber mais.

O DIEL – Grupo de Pesquisa sobre Dialogismo e Ensino de Línguas dentro do PPGL é formado por pesquisadores comprometidos com o ensino de línguas materna e estrangeira, fundamentado na perspectiva dialógica da linguagem. Com base nos estudos do Círculo de Bakhtin, o grupo desenvolve investigações voltadas à leitura, oralidade, produção textual, análise linguística, gêneros discursivos e à formação de professores.

 

As pesquisas do grupo têm como base o dialogismo do Círculo de Bakhtin, que compreende a linguagem como fenômeno social, ideológico e interativo. O grupo também se apoia em teóricos que dialogam com essa vertente, reforçando o caráter sociológico e valorativo da linguagem.

O DIEL busca contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a formação crítica de professores, promovendo pesquisas que integrem teoria e prática no ensino de línguas, sempre ancoradas no diálogo e na interação social.

Acompanhe o trabalho do DIEL no site diel.com.br

A comissão formada para avaliar as teses defendidas no ano de 2024 no Programa de Pós-Graduação em Letras submetidas à seleção interna do Prêmio CAPES de Tese indica como trabalho a representar o PPGL a tese

 

POÉTICAS E POLÍTICAS DO CIRCUM-RORAIMA: O CASO DO

WÄTUNNÄ YE'KWANA,

 

elaborada pela Profa. Dra. Isabel Maria Fonseca Gondinho e orientada pela Profa. Dra. Izabela Guimarães Guerra Leal.

Os pesquisadores que compõem a comissão parabenizam a todos os participantes da seleção, autores e orientadores, reiterando a excelência acadêmica dos trabalhos.

 

CRONOGRAMA DE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

Atividade

Datas

Inscrições das Teses

17/04/2025 a 24/04/2025

Resultado Preliminar

12/05/2025

Interposição de Recursos

13/05/205 a 14/05/2025

Resultado Final

16/05/2025

 

Comissão interna

Márcia Cristina Greco Ohuschi – Presidente

Carlos Henrique Lopes de Almeida - Membro

Ângela Fabíola Alves Chagas - Membro

 

 COORDENAÇÃO DO PPGL

Ivânia dos Santos Neves - Coordenadora

 

Isabel Cristina França dos Santos - Vice-Coordenadora

 

A Magma é uma revista acadêmica de publicação eletrônica anual do programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP). Sendo gerida e pensada pelos alunos do PPG, a Magma publica trabalhos de pós-graduandos stricto sensu em qualquer etapa de formação: mestrandos, mestres, doutorandos e doutores.

 

Para o número 21 de nossa revista, estamos com chamada aberta, até dia 30 de abril, para as seções ENSAIOS TEMÁTICOS (dossiê) e TEMA LIVRE.

DOSSIÊ – MODERNISMO: TEXTOS E CONTEXTOS

Nos últimos anos, assistimos ao centenário de acontecimentos emblemáticos no cenário literário brasileiro e internacional: em 2022, da Semana de Arte Moderna; em 2024, do primeiro Manifesto Surrealista, de André Breton; agora, em 2025, comemora-se o centenário de Pau Brasil, de Oswald de Andrade, e o de Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf. Ainda caberiam, nesta breve lista, inúmeras outras obras e propostas estéticas, todas englobadas por esse termo tão amplo e plural: o Modernismo. A este se juntam outras nomenclaturas como “modernidade”, “vanguarda” e os inúmeros vocábulos que designam as distintas correntes estéticas do período. Terminologias que descrevem obras que compartilham um cerne comum e que, ao mesmo tempo, se apresentam em formas tão variadas (gêneros, linguagens, temáticas etc.).

Na esteira dos debates iniciados no I Seminário Internacional e XIII Seminário Nacional de Teoria Literária e Literatura Comparada de 2024, a Magma dedica seu primeiro dossiê temático a esse tema ao mesmo tempo espinhoso e central para o desenvolvimento da literatura moderna e contemporânea. Para isso, recuperamos a pergunta-síntese posta por Susan Friedman em “Definitional Excursions: the meanings of modern/modernity/modernism”: “Afinal, o que É modernismo, quando a palavra não quer dizer apenas coisas diferentes, mas justamente coisas opostas?”. Em outros termos, o problema que se põe diante da crítica é a possibilidade de lidar com um complexo conjunto de propostas tão plurais quanto diferentes e com as contradições inerentes às obras modernistas e seus contextos.

Reconhecendo as dificuldades de localização histórica e geográfica do modernismo e assumindo as contradições abrigadas no conceito como ponto de partida, a Revista convida a todos e todas a refletir sobre relações retesadas entre modernismo e modernidade, modernismo e vanguarda, experimentação linguística e ideologia política etc. Também podem ser abordadas as diversas tensões e conflitos que permanecem vivos na esteira da recepção das obras modernistas pelas distintas correntes críticas, como as de João Luiz Lafetá, Davi Arrigucci Jr., Richard Sheppard, Fredric Jameson, Peter Bürger, Andreas Huyssen, entre outros.

Sugerimos, portanto, os seguintes eixos temáticos para o dossiê:

  • Modernismo e modernidade, pós-modernismo e pós-modernidade: conceitos e periodizações;

  • Os procedimentos formais da narrativa, do drama e da lírica modernistas, como fluxo de consciência, fragmentação e montagem (parataxe);

  • Modernismos periféricos e a relação entre vanguarda, atraso e subdesenvolvimento;

  • Figurações da técnica e do primitivo na literatura modernista;

  • A modernidade literária e suas relações com autorias e territórios marginalizados.

  • Modernismo e as políticas do cânone: figuras esquecidas do modernismo histórico.

 

Além disso, a Revista Magma também recebe trabalhos de temática livre que contemplem os segmentos de Literatura, Crítica Literária e Teoria da Literatura.

Os artigos para o número 21 devem ser enviados até 30 DE ABRIL DE 2025, através do sistema da Revista: https://www.revistas.usp.br/magma/about/submissions.

Autores que nunca tenham submetido textos pelo sistema utilizado pela revista (OJS/PKP) deverão se cadastrar, clicando no link (https://www.revistas.usp.br/magma/user/register) e seguir as instruções.

Aviso importante:

A Magma não opera em modelo de fluxo contínuo. Todas as submissões devem ser feitas dentro do prazo da chamada aberta. Os trabalhos enviados fora deste período não serão avaliados.

 

Revista Magma