O projeto de pesquisa "Em busca das mulheres na literatura: de ilustres desconhecidas às novas edições" da professora Juliana Maia de Queiroz existe desde 2024 e tem grande destaque pelo seu desempenho acadêmico. 

Sua pesquisa tem como foco o estudo de mulheres escritoras dos séculos XIX e XX que foram silenciadas pela historiografia literária, mas que vêm sendo recuperadas e reeditadas por meio de iniciativas de editores, editoras, pesquisadoras e pesquisadores brasileiros nos últimos anos. 

Muitas foram as escritoras que publicaram na imprensa periódica seus poemas, romances e/ou textos de opinião. De igual forma, muitos textos de recepção crítica ou anúncios de livros foram publicados sobre essas mulheres que escreveram ao longo dos séculos XIX e XX. Apesar de terem sido apagadas da historiografia oficial, seus escritos permaneceram gravados em tinta e papel, base hoje de nossas pesquisas em fontes primárias. 

Se antes precisávamos recorrer apenas a máquinas de microfilmes ou folhear páginas já muito desgastadas ou inacessíveis, nos últimos anos, tal pesquisa se expandiu devido às inúmeras edições digitalizadas à disposição dos leitores e pesquisadores dispostos a ampliar o conhecimento acerca de escritoras brasileiras ao longo dos séculos. O nosso objetivo principal parte da leitura e análise de obras escritas por mulheres no Brasil, especificamente de novas edições de autoras que ficaram esquecidas em suas primeiras edições oitocentistas ou das primeiras décadas do século XX, ou mesmo aquelas que nunca entraram para os compêndios de história literária, e apenas nas últimas décadas têm sido reeditadas. 

Assim, tal pesquisa visa dar continuidade ao trabalho com fontes primárias e ao estudo de obras literárias apagadas do cânone literário, trabalho esse que empreendemos desde 2014 na Universidade Federal do Pará, mas agora com foco nas obras de autoria feminina. Buscamos assim contribuir para o avanço das pesquisas atuais acerca da escrita literária de mulheres no Brasil.

Assista o vídeo especial que preparamos junto com a Profa. Juliana Maia de Queiroz, coordenadora do projeto, acessando este link.

 

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA informa que, segundo a Resolução CONSEPE n° 5.845, responsável por aprovar o calendário acadêmico de 2025, haverá recesso do período letivo 2025.2 entre os dias 14 e 31 de julho de 2025. As aulas retornarão no dia 1° de agosto de 2025

O GeoLinTerm é um dos projetos destaque 2025 no PPGL, saiba porquê.

 

O GeoLinTerm (Geossociolinguística e Socioterminologia no Brasil) teve início em 1996 com o Projeto Atlas Geo-sociolingüístico do Pará (ALIPA), sediado no Laboratório de Linguagem do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA. O GeoLinTerm, na configuração atual, apresenta-se como um Macroprojeto ou Programa que abrange cinco eixos de investigação linguística: a) o ALiPA, que agora constitui um dos eixos de pesquisa, acomodando dois produtos: o Atlas Linguístico Sonoro do Pará (ALiSPA) e o Atlas Léxico Sonoro do Pará (ALeSPA), este ainda em andamento; b) o Atlas Linguístico do Brasil – Regional Norte (ALiB-Norte); c) os Atlas Linguísticos Regionais do Norte do Brasil (ALiN); d) o Atlas Linguístico Sonoro das Línguas Indígenas Brasileiras (ALSLIB); e e) a Terminologia e Socioterminologia no Brasil (SocioTerm).

 

No GeoLinTerm, buscam-se contemplar as mais diversas áreas da linguística, embora quase sempre se trabalhe com o que se pode chamar de linguística aplicada, assim, têm-se desenvolvido trabalhos em vários campos, como terminologia, fraseologia, geolinguística, sociolinguística, ensino e aprendizagem de língua, descrição e documentação de língua, contato linguístico, línguas de sinais, linguística de corpus, linguística computacional (como, por exemplo, a criação do primeiro atlas linguístico sonoro no Brasil, o ALISPA 1.1, em 2004).

 

 

 

Assista o vídeo especial que preparamos junto com o Prof. Alcides Fernandes, um dos coordenadores do projeto, acessando este link.

O "Fazer-com, Fazeres-outros: formulações protéticas do testemunho na produção literária de autoria indígena" é um dos projetos destaque do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA.

 

O projeto tem como objetivo principal investigar os pontos de encontro entre a literatura produzida por autores indígenas e as manifestações do testemunho. A proposta parte da compreensão de que essas obras revelam fortes vínculos relacionais e abordam questões identitárias e humanísticas fundamentais, refletindo experiências e temas profundamente ligados às vivências desses sujeitos.

 

 

Assista o vídeo especial que preparamos junto com a Profa. Tânia Sarmento-Pantoja, coordenadora do projeto, acessando este link.

 

Conheça o projeto de pesquisa "Cartografia literária da imigração no continente amazônico", um dos projetos destaque no Programa de Pós-Graduação e Letras da UFPA e que colabora com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Este projeto tem como foco a análise da literatura vinculada à presença estrangeira na Amazônia, abordando tanto autores imigrantes ou descendentes de imigrantes quanto escritores que, mesmo sem ligação direta com a imigração, retratam em suas obras influências culturais de diferentes nacionalidades, como japoneses, americanos, ingleses, portugueses, judeus e sírio-libaneses. A investigação se baseia em dois eixos principais: autores cujas origens familiares estão relacionadas aos fluxos migratórios para a região e aqueles que tematizam, em suas produções, os impactos e diálogos transculturais gerados por essas presenças. O corpus do estudo reúne nomes como José Benedicto Cohen, Sultana Levy Rosenblatt, Marcos Serruya, Leão Pacífico Esaguy, Mady Benoliel Benzecry, Elias Salgado, Ilko Minev, Myriam Scotti, Rogel Samuel, Márcio Souza, Paulo Jacob, Milton Hatoum, Jorge Tufic, Fusako Tsunoda, entre outros.

 

 

Assista o vídeo especial que preparamos junto com a Profa. Alessandra Conde, coordenadora do projeto, acessando este link.

 

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA (PPGL/UFPA) lhe convida para prestigiar o lançamento do Livro "AS INTERFACES DA (DE)COLONIALIDADE NO MOVIMENTO REPÚBLICA DE EMAÚS: Desafios contemporâneos", cuja produção envolveu alunos da Pós-Graduação e Graduação, além da parceria com  diferentes instituições e grupos. Simultâneamente ocorrerá o lançamento do minidocumentário "PROEXIA Emaús" . Ambos os lançamentos serão no dia 18 de junho, das 14H às 19H no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMC/UFPA). 

 

Prefácio do livro

 

“Os capítulos abordam o movimento a partir de diferentes pontos de vista e perspectivas: projetos de extensão universitários, processos de contação de histórias e mediação de leitura, arte-educação, alfabetização e letramento, educação alimentar, produção textual, práticas inclusivas e tantos outros.

 Temos em mãos um testemunho vivo da potência da educação popular na Amazônia; um rico processo de sistematização de conhecimento; uma elaboração teórico-metodológica colaborativa, participativa e em coautoria; uma homenagem sensível e amorosa ao Padre Bruno Sechi e a todas e todos que ao longo dos anos vêm construindo o Movimento República de Emaús como um dos mais importantes e vitais coletivos de denúncia das opressões e anúncio de que outro mundo é possível” 

(Prof. Dr. João Colares da Mota Neto).

 

Para ter acesso à programação completa basta acessar este documento, por meio dele você também poderá se inscrever nas oficinas que serão ministradas durante o evento. Aguardamos você! 

 

 

 

O GeoLinTerm (Geossociolinguística e Socioterminologia no Brasil) teve início em 1996 com o Projeto Atlas Geo-sociolingüístico do Pará (ALIPA), sediado no Laboratório de Linguagem do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA. O GeoLinTerm, na configuração atual, apresenta-se como um Macroprojeto ou Programa que abrange cinco eixos de investigação linguística: a) o ALiPA, que agora constitui um dos eixos de pesquisa, acomodando dois produtos: o Atlas Linguístico Sonoro do Pará (ALiSPA) e o Atlas Léxico Sonoro do Pará (ALeSPA), este ainda em andamento; b) o Atlas Linguístico do Brasil – Regional Norte (ALiB-Norte); c) os Atlas Linguísticos Regionais do Norte do Brasil (ALiN); d) o Atlas Linguístico Sonoro das Línguas Indígenas Brasileiras (ALSLIB); e e) a Terminologia e Socioterminologia no Brasil (SocioTerm).

No GeoLinTerm, buscam-se contemplar as mais diversas áreas da linguística, embora quase sempre se trabalhe com o que se pode chamar de linguística aplicada, assim, têm-se desenvolvido trabalhos em vários campos, como terminologia, fraseologia, geolinguística, sociolinguística, ensino e aprendizagem de língua, descrição e documentação de língua, contato linguístico, línguas de sinais, linguística de corpus, linguística computacional (como, por exemplo, a criação do primeiro atlas linguístico sonoro no Brasil, o ALISPA 1.1, em 2004).

Atualmente, após quase 30 anos, o GeoLinTerm constitui um observatório consolidado da língua portuguesa na Região Amazônica e uma referência, nacional e internacional, nos estudos da Dialetologia e Sociolinguística. As pesquisas no Projeto estão comprometidas com a descrição, análise e documentação da variação e diversidade linguísticas, sempre buscando aprofundar um entendimento mais amplo das interações entre língua e espaço territorial e social, com um olhar especial para as culturas locais e, ao mesmo tempo, atento às inovações tecnológicas.

Para acompanhar as atividades do grupo siga o perfil @geolinterm.ufpa no Instagram.

 

 

O Grupo de Estudos Mediações e Discursos com Sociedades Amazônicas (GEDAI), ativo desde 2010, reúne pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação interessados em investigações que se baseiam nos aportes teóricos da Análise do Discurso, com ênfase nas relações entre identidade, mídia e os mecanismos de saber e poder discutidos por Michel Foucault. As discussões desenvolvidas pelo grupo também dialogam com os Estudos Culturais, especialmente quando tratam das dinâmicas entre contextos locais e globais, enfocando os modos de mediação nas sociedades amazônicas e a construção da história do tempo presente.

 

Nos últimos anos, o grupo passou a contar com a presença de discentes internacionais, principalmente de países como Angola e Timor Leste. Essa inserção tem aprofundado os debates em torno da colonialidade e da língua como instrumento de governo, ao mesmo tempo em que fortalece as reflexões sobre ancestralidade e as heranças culturais deixadas pelo colonialismo nos territórios de língua portuguesa.

Para acompanhar as atividades do grupo siga o perfil @grupogedai no Instagram.

 

As pesquisas do grupo têm como base o dialogismo do Círculo de Bakhtin, que compreende a linguagem como fenômeno social, ideológico e interativo. O grupo também se apoia em teóricos que dialogam com essa vertente, reforçando o caráter sociológico e valorativo da linguagem.

O DIEL busca contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a formação crítica de professores, promovendo pesquisas que integrem teoria e prática no ensino de línguas, sempre ancoradas no diálogo e na interação social.

Para acompanhar as atividades do grupo siga o perfil @diel_ufpa no Instagram.

 

Criado em 2017, o Grupo de Pesquisa em Discurso e Relações de Poder (DIRE) é composto por pesquisadores e estudantes de Iniciação Científica das áreas de Letras, Linguística, Literatura e Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA). Um de seus objetivos é descrever/interpretar como se inscreve discursivamente a relação entre construção e legitimação dos direitos das minorias, considerando a relação poder/saber/resistência/representatividade.

Este grupo de pesquisa pretende oferecer contribuições significativas à análise e descrição dos mecanismos discursivos de manutenção/mudança das relações de poder entre classe dominante e minorias sociais.

Para acompanhar o trabalho do DIRE siga o perfil @grupo-dire 

 

“O Grupo de Pesquisa Yakaykanī -  Estudos de Literatura e Poéticas Indígenas tem atuado na formação de graduandos e pós-graduandos, bem como na divulgação de pesquisas em torno dos estudos literários, principalmente voltados à poesia contemporânea, às poéticas indígenas e à tradução. 

O grupo conta com a participação de  diversos pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior, de estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA e de egressos que atualmente atuam em  outras IES e também no ensino básico.” 

Para conhecer melhor e acompanhar o trabalho do grupo Yakaykanī, siga o perfil dele no instagram @yakaykani