Internacional
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Participação em Grupos de Pesquisa
O professor José Carlos Cunha integra o Collectif Didactiques des langues: supports, dispositifs, approches, politiques, fundado em outubro de 2009 pela Agence Universitaire Francophone (AUF) e composto pelos seguintes professores pesquisadores: Laurent Gajo, Université de Genève (Suiça); Danièle Moore, Simon Fraser University (Canadá); Wafa Berry, Université Libanaise (Líbano); Philippe Blanchet, Université de Haute Bretagne Rennes 2 (França); Eliane Lousada, Universidade de São Paulo (Brasil) e Monica Vlad, Université Ovidius de Constanta (Romênia).
Em 2013, a docente Marília de Nazaré Ferreira também estabeleceu cooperação internacional formal com a Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Programas de Cooperação Internacional
A professora Walkyria Alydia Passos Grahl Magno e Silva coordena na FALEM-UFPA o Programa English Teaching Assistant – Programa CAPES/Fulbright, por meio do qual, professores americanos são trazidos para atuar nos cursos de graduação de Licenciatura em Letras – Inglês em diversas universidades públicas brasileiras.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Globalização e cultura
A professora Valéria Augusti integra o projeto “A Circulação Transatlântica dos Impressos - a globalização da cultura no século XIX”, oriundo do grupo de pesquisa coordenado pelos professores Márcia Abreu (UNICAMP) e Jean-Yves Mollier (UVSQ), uma cooperação que congrega 35 pesquisadores de 20 instituições de pesquisa, distribuídos em 4 países (Inglaterra, França, Portugal e Brasil).
Nacional
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Programa Nacional de Cooperação Acadêmica
O PPGL-UFPA já participou de projeto em cooperação com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) da CAPES. O projeto foi intitulado “PROCAD UFPA-UERJ, Contemplando Atividades Conjuntas entre os Programas de Pós-Graduação em Letras e o Desenvolvimento, Circulação e Produção Literária em Belém do Pará: 1850 a 1950”, tendo início em 2008, com duração de quatro anos, prolongado até dezembro de 2013. O projeto envolveu dez docentes, sendo cinco da UFPA e cinco da UERJ, com coordenação partilhada pelos professores Germana Maria Araújo Sales (UFPA) e Roberto Acízelo Quelha de Sousa (UERJ). Por meio dessa cooperação, 16 estudantes puderam realizar o Mestrado Sanduíche, cursando disciplinas no Rio de Janeiro.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Interface com a Educação Básica
O projeto “O Desafio de Ensinar a Leitura e a Escrita no Contexto do Ensino Fundamental de Nove Anos e da Inserção do Laptop na Escola Pública Brasileira” (CAPES/INPE) congrega pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A sub-coordenação que opera no núcleo da UFPA está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Thomas Massao Fairchild e envolve cerca de dez docentes da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (vários deles são egressos do PPGL-UFPA); envolve também uma equipe de dez estudantes da graduação em Letras e cerca de oito mestrandos do PPGL-UFPA. O projeto apresenta seminários regulares envolvendo as três partes envolvidas e suas atividades têm influência direta sobre a educação básica.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Participações em Grupos de Pesquisa
Diversos professores do Programa participam de Grupos de Pesquisa a nível nacional. O professor Antônio Máximo Ferraz, coordenador do grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar Kairós - Pensamento da Arte e da Linguagem (NIK/UFPA), é participante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Poética, coordenado pelo professor Manuel Antônio de Castro, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ. O prof. Dr. José Carlos Cunha, desde 2011, integra um grupo de pesquisa integrado multi/transdisciplinar da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) que estuda a sociedade transfronteiriça (Oiapoque-Guiana) e suas imensões geopolíticas, ambientais, histórico-culturais e linguísticas, liderado pelos profs. doutores Adelma das Neves Barros Nunes Mendes e Walter Avelar da UNIFAP. Em 2013, o referido docente estabeleceu um convênio profícuo com uma docente da UFBA (profa. Edleise Mendes), por meio do qual organizaram um livro financiado pela FAPESPA (Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Pará), publicado pela Editora Pontes.
O professor Thomas Massao Fairchild participa de grupos de pesquisa da USP. O professor Abdelhak Razky integra grupos nacionais da UFRJ e da UFBA. A professora Carmen Lúcia Reis Rodrigues integra grupo da UNESP, em cooperação com a docente Cristina Martins Fargetti em relação aos estudos das línguas Xipaya e Juruna, as quais têm a mesma origem Tupi. Em 2013, a professora Carmen participou de uma banca de defesa de doutorado na UNESP/Araraquara.
Em cooperação com a UNICAMP e a UFG, o Programa tem a docente Marília de Nazaré Ferreira. Com a UFF e a UFRJ, a docente Izabela Leal. E também a professora Marilúcia Barros de Oliveira, que integra grupos de pesquisa da UNB, UFRJ e UFBA.
Tipo: Cooperação de Pesquisa
Museu Paraense Emilio Goeldi
A professora Gessiane Lobato Picanço integra pesquisas em conjunto com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A cooperação entre a docente do PPGL-UFPA com os pesquisadores do Museu Goeldi refere-se aos estudos empreendidos por ambas as partes sobre línguas Tupi. Com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a docente firmou convênio para atender a Licenciatura Intercultural com a comunidade indígena Mundurukú. Outro professor que tem cooperação com o MPEG, é o professor Sidney da Silva Facundes, cuja cooperação refere-se aos estudos sobre línguas Aráwak.