O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está celebrando um marco histórico: a inauguração da sua primeira turma flexibilizada de Doutorado em Letras no campus de Cametá.

Durante o mês de junho, os alunos participaram de uma série de disciplinas e atividades. A professora Dra. Izabela Guimarães Guerra Leal ministrou a disciplina "O Pensamento Indígena", cuja primeira parte, intitulada "As Voltas da Jiboia", explorou simbolicamente a transformação e o movimento cíclico presentes na cultura indígena.

Além disso, como parte das atividades de integração entre as turmas de Belém e Cametá, foi organizada uma dinâmica envolvendo a professora Dra. Célia Tolentino, docente aposentada do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da UNESP, que liderou debates sobre o filme "Virou Brasil". Esses momentos foram essenciais para promover um diálogo interdisciplinar e enriquecer o aprendizado dos alunos.

No último dia 18 de junho, uma atividade especial de integração foi realizada, inserida na disciplina "Dialogismo, Discurso e Ensino de Línguas", ministrada pela Prof.ª Dra. Márcia Ohuschi. A ocasião contou com a participação online da Prof.ª Dra. Jane Cleide dos Santos Bezerra, da UNEAL, discutindo sobre "A Entonação Expressivo-Valorativa na Palavra Escrita", tema central para entender as práticas de linguagem no ensino de línguas.

Este momento marca não apenas o início de uma nova etapa acadêmica em Cametá, mas também reforça o compromisso do PPGL/UFPA em expandir o conhecimento acadêmico e promover a integração regional através da educação de excelência. A UFPA continua a demonstrar seu papel vital no fortalecimento da pesquisa e da educação nas regiões do Pará, garantindo um futuro promissor para seus estudantes e colaboradores.

Para mais informações sobre o programa e suas atividades, acompanhe as redes sociais.
Clique no link para saber sobre a Atividade de Integração
Clique no link para ver fotos da 1ª Turma de Cametá
Clique no link para ver fotos da disciplina "O pensamento indígena"