O programa Amazoniando, apresentado pela escritora, multiartista e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL-UFPA), Márcia Kambeba, estreou nessa quinta-feira (20 de janeiro), no Youtube. Com o tema “Uma Belém Mairi”, essa primeira edição teve como convidada a professora Dra. Ivânia Neves, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL-UFPA), que debateu sobre as “Etnicidades Amazônicas”, conceito proposto pela professora para se pensar sobre a pluralidade étnica das cidades Amazônicas, entre elas, Belém, e sobre as culturas indígenas e africanas que, mesmo fraturadas, estão tão presentes em nosso cotidiano.
Iintercalado com a entrevista, faz parte do programa Amazoniando o quadro "Gente da Minha Terra", que conta com a participação de indígenas de diferentes etnias. Nesse programa de estreia, participaram do quadro: Virgínia Arapaso (do povo Arapaso), estudante do curso de Administração da UFPA; Eliniete Fidelis (do povo Baniwa), médica e mestranda em Saúde Pública na UFPA; Adana Kambeba (do povo Kambeba), médica formada pela UFMG e Bárbara Amanayé (do povo Amanayé), formada em Ciências Contábeis pela UFPA e coordenadora administrativa e financeira da Ouvidoria Geral de Belém.
O programa visibiliza a força das mulheres indígenas na Universidade.
A apresentadora Márcia Kambeba também é Ouvidora do Município de Belém e pesquisadora do Grupo de Estudos Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas da Universidade Federal do Pará (GEDAI-UFPA), coordenado pela professora Dra. Ivânia dos Santos Neves.
Para saber mais Clique aqui.