A Revista MOARA torna pública a chamada para o dossiê temático “Age de Carvalho, poeta da Exlândia”, organizado pelos professores Mayara Ribeiro Guimarães (UFPA) e Thomas Sträter (Universidade de Heidelberg, Alemanha).

A publicação é prevista para o no. 49, 1º semestre de 2018.

 

Serão aceitos artigos escritos em português, inglês, francês ou espanhol, que estejam em conformidade com as normas de publicação da revista, disponíveis em: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/about/submissions#authorGuidelines, e que abordem o tema proposto pelos organizadores, assim formulado:

Age de Carvalho é um dos poetas de maior destaque da cena brasileira contemporânea, cuja obra, a exemplo da de Max Martins, paradoxalmente não dispõe de larga fortuna crítica. Pertence a uma linhagem de poetas que atravessa a tradição lírica brasileira do século XX, com dívidas expressas a Carlos Drummond de Andrade, aos conterrâneos Max Martins e Mário Faustino, além de fazer uma leitura comedida e muito particular da experiência da poesia concreta em sua própria poesia.

Sua produção tangencia criação, tradução e reflexão crítica no enlace entre línguas, culturas e paisagens literárias com as quais convive há mais de 30 anos, considerando-se aqui a ideia de “fora de lugar” própria do estrangeiro, do poeta e do tradutor, todos eles figuras deslocadas dentro do contexto em que atuam. Seguindo essa via, duas ideias que ecoam na poesia moderna são motivo de reflexão na produção de Age: de um lado, a de que “o poeta é quem fala humanamente”; de outro, a celebração da obscuridade natural ao poema. Delas instaura-se a reflexão em torno da dimensão humana da poesia como condição de sua existência e a de que o poema constitui-se de uma obscuridade e hermetismo naturais, própria dos textos místicos (como o nosso poeta entende a poesia), compreendido a partir de si mesmo. Se pudermos elencar eixos temáticos para essa poesia, fácil seria identificar aspectos da experiência cotidiana, das mazelas e prazeres do corpo e a mais íntima e ancestral fala da reminiscência.

A Revista MOARA, veículo de divulgação e projeção de pesquisas desenvolvidas na região Norte para o resto do país, é um importante núcleo disseminador da produção intelectual e acadêmica realizada no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA. O número 49 desta Revista, visando discutir os caminhos da poesia brasileira contemporânea e a experiência-limite da escrita de poesia, deseja homenagear o poeta Age de Carvalho recebendo artigos que contribuam para a ampliação de sua fortuna crítica neste dossiê “Age de Carvalho, poeta da Exlândia”.

A chamada é aberta a doutores, além de mestres e discentes de pós-graduação strictu sensu em co-autoria com doutores.

Prazo para remessa: 30 de dezembro de 2017.

Além dos artigos para o dossiê, a Revista MOARA recebe, em fluxo contínuo, outras contribuições de artigos com temas diversos.