De 5 a 8 de setembro, Belém vai sediar o VII Encontro Nacional do Mulherio das Letras, que vai reunir mulheres diretamente envolvidas na produção literária, vindas de todo o país. O objetivo é contribuir para a democratização da produção e divulgação literárias, prezando pela diversidade e pela luta coletiva por visibilidade de escritoras. O encontro acontece na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade da Amazônia (UNAMA), Campus BR.

 A programação vai contar com lançamentos de livros, mesas-redondas, painéis, rodas de conversa, oficinas e Feira de Livros, Artesanato e Gastronomia. Nos dias 5 e 6 de setembro, o encontro acontece no Auditório e nas salas do Prédio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPA. Nesses dias haverá mesas-redondas, painéis, rodas de conversa e oficinas, além do Luau Ecoadas, na Capela Ecumênica da UFPA. No dia 7, a programação será na Unama BR e conta com lançamentos de livros e apresentações culturais, como saraus, performances e intervenção poética. No dia 8, o evento encerra na Churrascaria Boi D’ouro, da Augusto Montenegro, onde haverá reunião de avaliação, eleição da cidade sede de 2025, sarau poético e almoço de confraternização. Além da vasta programação, o Encontro vai destacar a atuação de quatro escritoras paraenses, que serão as mulherageadas do evento. 

A expressão Mulherageada é uma forma de demonstrar que a mulher está sendo reconhecida publicamente por sua contribuição com a literatura e nas diversas expressões artísticas. São duas categorias de mulherageadas: Contemporânea e Histórica. As mulherageadas contemporâneas serão Márcia Kambeba e Telma Cunha e as históricas serão Lindanor Celina e Adalcinda Camarão. O primeiro Encontro Nacional do Mulherio das Letras aconteceu em 2017, na cidade de João Pessoa/PB, com o propósito de reunir, de forma mais permanente e horizontal, um amplo conjunto de mulheres ligadas à literatura das mais diversas formas. Em 2018, o encontro foi realizado em Guarujá/SP e em 2019, em Natal/RN. 

Durante a pandemia, em 2020, o Encontro Nacional foi realizado on-line e em 2022, o Mulherio se reuniu novamente em João Pessoa. Em 2023, a cidade do Rio de Janeiro recebeu a sexta edição do encontro e este ano Belém do Pará estará de portas abertas para receber mulheres de todo o Brasil e será a primeira vez que o Encontro do Mulherio das Letras acontece na região Norte do país. Mulherio das Letras O Mulherio das Letras é um coletivo que reúne mais de sete mil mulheres de todo o Brasil e também do exterior. Trata-se de um movimento diretamente interessado na expressão pela palavra escrita e oral, que se propõe a discutir as questões da mulher nas áreas da literatura, da arte e da cultura. O movimento se propõe a divulgar melhor os trabalhos produzidos por mulheres, estimular publicações, produzir eventos e ações de incentivo à escrita literária e à leitura e promover intercâmbios entre autoras, pesquisadoras, tradutoras, editoras, livreiras, contadoras de histórias e demais envolvidas na cadeia criativa e produtiva do livro. Dessa forma, movimenta o mercado para que se torne menos homogêneo e mais diverso.

 SERVIÇO: 

VII Encontro Nacional do Mulherio das Letras 

Data: 5 a 8 de setembro Local: Prédio do PPGL da UFPA e Auditório da Unama - Ananindeua Contato: Franci Rocha (91) 98732-6097

Site: www.mulheriodasletrasbelem.com