O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA), por meio do Grupo DISSE: Discurso, Sujeito e Ensino, participou da realização do seminário "Nossas Línguas: Contatos, Incorporações e Confrontos em Contextos de Ensino". O seminário é uma realização do Grupo de Pesquisa LAnCE, vinculado ao Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (Angola), e conta com o apoio do Grupo de Pesquisa DISSE - Discurso, Sujeito Ensino (UFPA) e do Grupo de Pesquisa GETED - Estudos do Texto e do Discurso (UFRN).  O evento foi uma oportunidade única para discutir o ensino da língua portuguesa em contextos de plurilinguismo e pluriculturalidade.

O Grupo de Pesquisa LAnCE - Línguas Angolanas em Contextos de Ensino é liderado pelo professor Thomas Massao Fairchild do PPGL/UFPA e pela profa. Sulemi Fabiano Campos (UFRN). O grupo LAnCE, criado em abril de 2024, é um coletivo acadêmico que envolve graduandos, mestrandos e doutorandos do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Sumbe, além de membros da UFPA, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e professores de outras instituições, como IFAM, IFPA e UFMA. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo focam nas interações entre as línguas africanas presentes em Angola e o ensino da língua portuguesa, analisando desde a escrita dos alunos até as práticas docentes e a produção acadêmica.

No Seminário, o Professor Thomas Massao Fairchild apresentou a palestra As Línguas Nacionais no Contexto do Ensino de Língua Portuguesa em Angola: Relato da Experiência no XIV SLEPES (FES-Acatlán, México).

Para mais informações e atualizações sobre o evento, acompanhe as nossas redes sociais @ppglufpa. Participe e contribua para este importante diálogo sobre a diversidade linguística e cultural no ensino da língua portuguesa.

Clique aqui e confira mais sobre como foi a programação do evento.