“Para que o sujeito possa ser concebido como algo mais que um lugar por onde o discurso passa, vindo das estruturas, é necessário fazer a hipótese mínima de que ele age.”
Sírio Possenti
O Seminário do Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino (DISSE) é um evento anual organizado pelo Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino, sob a coordenação do Prof. Dr. Thomas Massao Fairchild (ILC-UFPA). O objetivo desta edição do evento é tornar públicos os trabalhos de pesquisa dos membros do DISSE desenvolvidos durante o ano de 2023, a partir do estudo do livro “Os limites do discurso”, do linguista Sírio Possenti.
A programação do evento será híbrida, incluindo atividades presenciais (algumas das quais serão transmitidas pelo youtube) e atividades exclusivamente online. Assim como vem acontecendo nas edições anteriores, o evento contará com inscrições para trabalhos de pessoas externas ao grupo. Os trabalhos poderão ser inscritos na modalidade presencial ou online.
O IX Seminário do DISSE terá como foco a problemática do sujeito, entendido ao mesmo tempo como “assujeitado”, portanto inscrito na História, e como “ativo”, capaz de trabalhar sobre seus próprios enunciados e, em certo grau, ter consciência dos efeitos de sentido que produz. Os eixos de estudo com seus respectivos objetivos que integram as ações do Grupo e que podem servir de norteadores para as propostas de trabalhos a serem submetidas ao evento são as seguintes:
• Escrita, sujeito e formação: analisar processos de escrita a partir da análise de versões intermediárias e/ou finais de textos, com ênfase na discussão sobre indícios do trabalho do sujeito. Discutir os diferentes resultados do trabalho de escrita conforme a posição subjetiva assumida no ato da escrita, inferida por meio de análises indiciárias. Debater as relações entre o ensino da escrita e os produtos obtidos pelo trabalho de escrever.
• Perfis do profissional de Letras: analisar as diferentes configurações assumidas por Cursos de Letras no Brasil e em outros países, com base em análises documentais, registro de práticas de ensino e outras formas de coleta de dados. Discutir as especificidades do trabalho do profissional de Letras em diferentes frentes e o perfil demonstrado por esses profissionais através de suas práticas ou de sua produção escrita.
• Práticas de ensino, profissão docente e subjetividade: Documentar e analisar práticas de ensino de língua, com ênfase em: 1) discussão de dados que indiciem as posições assumidas pelos sujeitos e suas consequências para o ensino e a aprendizagem; b) discussão de dados que revelem questões pertinentes à profissão docente tomada enquanto acontecimento discursivo; e c) reflexão sobre os próprios procedimentos de documentação de práticas e envolvimento subjetivo do pesquisador nas análises que empreende.
O evento também oportuniza o ingresso de novos membros para o Grupo de Pesquisa DISSE que, após a realização do seminário, abrirá um período para inscrições.
LOCAL
Toda a programação presencial acontecerá no Campus Básico da UFPA (Cidade Universitária “Prof. José da Silveira Netto”, em Belém). Auditório Ruy Paranatinga Barata. No edifício do Programa de Pós-Graduação em Letras, atrás da Biblioteca Central, próximo ao “Veropesinho”.
Edifício Multiusos IFCH-ILC – Salas 7, 8, 9, 10. Primeiro andar. Prédio em frente ao Centro de Convenções Benedito Nunes
Para mais informações acesse o site: https://ixseminariododisse.my.canva.site/seminariododisse