No dia 26 de Outubro o Laboratório de Narratividades e Visualidades (LabNaVi), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), realizou duas oficinas de literatura e Cinema para alunos da Educação Básica da E.E.E.F.M. Prof. Nagib Coelho Matni, foram, no total, 45 alunos de duas turmas, 9º ano EF e 3º ano do EM, que visitaram o LabNaVi e participar das oficinas promovidas pelos graduandos de Letras-Língua Portuguesa, junto à disciplina Oficina de Ensino de Literatura, ministrada pelo prof. Dr. Augusto Sarmento-Pantoja. Foram realizadas as oficinas “Eu Reconto?” com Gabriela de Souza Ananias e Victor Siqueira Rocha, com orientação da doutoranda Márcia Daniele Lobato e “Literatura e Cinema”, ministrada pelos discentes Beatriz Souza da Silva e Edvaldo Silva de Souza, com orientação da doutoranda Eliana Pires. Na oportunidade, estiveram presentes também a diretora da escola, a professora Sônia Batista, a professora Érica, que ministra Biologia, e o professor Francisco Borges, que mediou a vinda dos discentes.

A diretora da escola considerou que “a visita foi de grande relevância, pois os alunos vislumbraram o que é a UFPA”. Já a professora Érica, salientou a importância das oficinas para os alunos, pelo fato dela perceber que eles “tiveram oportunidade de compartilhar situações vivenciadas por eles (...) escrevendo em folha de papel suas narrativas”. Elas também falaram sobre a aproximação da escola com a Universidade: “Como docente de escola pública de Ensino Médio, posso perceber que muitos alunos consideram o ingresso imediato no mercado de trabalho uma opção relevante, assim como o ingresso em um formação profissionalizante”, daí a necessidade de aproximar cada vez mais a Universidade das escola, revela a professora Sônia “A Universidade como universo de conhecimento, saberes e ideologias é um mundo à parte (...) diferente de sua realidade, capaz de capacitá-lo a dar voos mais altos e precisos”.

A recepção dos alunos da Escola Nagib Coelho, em relação às experiências da visita, foram materializadas em mensagens que compõe a Exposição “Arvores das Sensações”, na qual eles puderam expressar o significado do contato com a UFPA. Bela Silva, aluna do EM, relata que “foi algo produtivo e uma experiência incrível. Algo inovador”. O LabNaVi, também foi motivo de apreciação por parte da aluna Kayllane, do EF que deixou a seguinte mensagem: “Este ambiente é lugar confortante e acolhedor, repleto de conhecimento. Uma sensação de que ainda irei estar aqui”. A visita foi inspiradora, reflete o professor Augusto Sarmento-Pantoja, coordenador do laboratório e das atividades, “Quando eu li o recado de um dos alunos, que dizia ‘sonhos não são impossíveis, com resistência você consegue!’, fez todo o sentido para mim, pois vim de uma realidade periférica em que a escola, a universidade eram o caminho que tinha para superar as dificuldades sociais. Quando li esse texto, eu vi que tínhamos conseguido plantar a semente da esperança na vida daqueles jovens!”.

Os alunos visitaram as dependências do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), conhecendo o Auditório, a sala Verônica Tembé, e a sala de defesas. Depois foram divididos em duas salas para a realização das oficinas, no final, tiveram a oportunidade de visitar as exposições do LabNaVi, e acompanharam uma aula na pós-graduação, onde assistiram ao documentário “A febre da mata”, do Takumã Kuikuro, sobre os povos originários.

O LabNaVi, está aberto a visita de segunda à sexta, de 9 às 12 e de 14 às 17h. Na Sala 13, do Programa de Pós-Graduação em Letras. A programação das atividades oferecidas pode ser acompanhada no site do Laboratório: www.labnavi.wordpress.com