O NESA (Núcleo de Estudo Sefarditas da Amazônia, da Universidade Federal do Pará), coordenado pela Profa. Dra. Alessandra Conde e vice-coordenado pela Profa. Dra. Silvia Benchimol,  é um grupo de estudos do CNPq/2020, formado por pesquisadores de universidades do Brasil e do Exterior, que realiza Estudos Judaicos, com ênfase no espaço amazônico,  no âmbito da Literatura e outras Artes, Geografia, História, Linguística e Tradução.

Ligado à Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Pará, o NESA promove seminários e palestras, desenvolvendo, ainda, pesquisas na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação, PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras - e PPLSA - Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia.

 

Para saber mais sobre o núcleo de estudo e acompanhar suas atividades, acesse o site www.nesa.ufpa.br

 

O Núcleo Interdisciplinar Kairós – Estudos de Poética e Filosofia (NIK/UFPA), coordenado pelo Prof. Antônio Máximo Ferraz, propõe-se como um espaço de experimentação e criação intelectual, onde o diálogo entre poética e filosofia se dá a partir da superação dos limites tradicionais do pensamento, da arte e da linguagem.

Mais do que integrar disciplinas, o NIK resgata o sentido profundo da interdisciplinaridade como experiência do "entre" — esse intervalo criativo entre a questão e o conceito, onde o ser humano se descobre em constante formação.

 

Enraizado na ética das perguntas, o núcleo convida seus integrantes a compreenderem suas próprias existências como obras em construção, erigidas pelo vigor do pensamento e pelo dom da linguagem.

Para saber mais sobre o NIK acesse o site nik-ufpa.blogspot.com

 

Desde sua criação em 2015, o Grupo de Pesquisa ID-DIVERSITAS tem se consolidado como um núcleo de estudos voltado à compreensão e ao enfrentamento dos desafios relacionados aos letramentos fundamentais para o exercício pleno da cidadania. O grupo concentra suas investigações nas habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico no contexto da educação básica, articulando fundamentos teóricos e estratégias metodológicas inovadoras.

 

O seu compromisso está em promover uma educação crítica e transformadora, que forme sujeitos conscientes e participativos. Valorizamos também a preparação docente, explorando a construção da identidade profissional e capacitando professores para atuarem de maneira sensível às múltiplas realidades sociais e culturais dos estudantes. As iniciativas do grupo seguem princípios de inclusão e respeito à diversidade, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). 

Conheça mais sobre o trabalho do grupo de pesquisa acessando o site idiversitas.wixsite.com/diversitas

O Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Alfabetização, Letramento e em Linguagem Docentes da Amazônia (GALPDA) iniciou suas atividades em maio de 2016, estruturado em três eixos principais: Letramento Acadêmico, Laboratório de Produção Textual e Ensino-Aprendizagem da Língua Materna. O terceiro eixo atualmente se organiza sob o projeto EncantArtes – Falar, Ler e Escrever.

A atuação do GALPDA busca investigar e contribuir para a formação dos graduandos da Licenciatura Integrada, promovendo o fortalecimento das competências de leitura, escrita e oralidade essenciais ao perfil do egresso, com base tanto em saberes locais (literatura oral e culturas amazônicas) quanto na literatura universal. Além disso, o grupo analisa práticas pedagógicas de docentes da Educação Básica que impactam a aprendizagem de alunos e licenciandos.

 

As ações de Letramento Acadêmico envolvem a oferta de minicursos para a comunidade interna e externa à UFPA, enquanto o Laboratório de Produção Textual, voltado para licenciandos da FEMCI, promove práticas autorais e reflexivas em leitura e escrita, com apoio de voluntários do PROFLETRAS e do PPGCIMES. Já o eixo Ensino-Aprendizagem, realizado em parceria com escolas, está voltado à alfabetização e ao letramento nos Anos Iniciais, contando com o projeto EncantArtes, que forma mediadores iniciantes de leitura e escrita, com atuação também em comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Acesse o site galpda.com.br para saber mais sobre as atividades que o grupo desenvolve.

 

A comissão formada para avaliar as teses defendidas no ano de 2024 no Programa de Pós-Graduação em Letras submetidas à seleção interna do Prêmio CAPES de Tese indica como trabalho a representar o PPGL a tese

 

POÉTICAS E POLÍTICAS DO CIRCUM-RORAIMA: O CASO DO

WÄTUNNÄ YE'KWANA,

 

elaborada pela Profa. Dra. Isabel Maria Fonseca Gondinho e orientada pela Profa. Dra. Izabela Guimarães Guerra Leal.

Os pesquisadores que compõem a comissão parabenizam a todos os participantes da seleção, autores e orientadores, reiterando a excelência acadêmica dos trabalhos.

 

CRONOGRAMA DE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

Atividade

Datas

Inscrições das Teses

17/04/2025 a 24/04/2025

Resultado Preliminar

12/05/2025

Interposição de Recursos

13/05/205 a 14/05/2025

Resultado Final

16/05/2025

 

Comissão interna

Márcia Cristina Greco Ohuschi – Presidente

Carlos Henrique Lopes de Almeida - Membro

Ângela Fabíola Alves Chagas - Membro

 

 COORDENAÇÃO DO PPGL

Ivânia dos Santos Neves - Coordenadora

 

Isabel Cristina França dos Santos - Vice-Coordenadora