Desde sua criação em 2015, o Grupo de Pesquisa ID-DIVERSITAS tem se consolidado como um núcleo de estudos voltado à compreensão e ao enfrentamento dos desafios relacionados aos letramentos fundamentais para o exercício pleno da cidadania. O grupo concentra suas investigações nas habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico no contexto da educação básica, articulando fundamentos teóricos e estratégias metodológicas inovadoras.

 

O seu compromisso está em promover uma educação crítica e transformadora, que forme sujeitos conscientes e participativos. Valorizamos também a preparação docente, explorando a construção da identidade profissional e capacitando professores para atuarem de maneira sensível às múltiplas realidades sociais e culturais dos estudantes. As iniciativas do grupo seguem princípios de inclusão e respeito à diversidade, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). 

Conheça mais sobre o trabalho do grupo de pesquisa acessando o site idiversitas.wixsite.com/diversitas

O Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Alfabetização, Letramento e em Linguagem Docentes da Amazônia (GALPDA) iniciou suas atividades em maio de 2016, estruturado em três eixos principais: Letramento Acadêmico, Laboratório de Produção Textual e Ensino-Aprendizagem da Língua Materna. O terceiro eixo atualmente se organiza sob o projeto EncantArtes – Falar, Ler e Escrever.

A atuação do GALPDA busca investigar e contribuir para a formação dos graduandos da Licenciatura Integrada, promovendo o fortalecimento das competências de leitura, escrita e oralidade essenciais ao perfil do egresso, com base tanto em saberes locais (literatura oral e culturas amazônicas) quanto na literatura universal. Além disso, o grupo analisa práticas pedagógicas de docentes da Educação Básica que impactam a aprendizagem de alunos e licenciandos.

 

As ações de Letramento Acadêmico envolvem a oferta de minicursos para a comunidade interna e externa à UFPA, enquanto o Laboratório de Produção Textual, voltado para licenciandos da FEMCI, promove práticas autorais e reflexivas em leitura e escrita, com apoio de voluntários do PROFLETRAS e do PPGCIMES. Já o eixo Ensino-Aprendizagem, realizado em parceria com escolas, está voltado à alfabetização e ao letramento nos Anos Iniciais, contando com o projeto EncantArtes, que forma mediadores iniciantes de leitura e escrita, com atuação também em comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Acesse o site galpda.com.br para saber mais sobre as atividades que o grupo desenvolve.

 

A comissão formada para avaliar as teses defendidas no ano de 2024 no Programa de Pós-Graduação em Letras submetidas à seleção interna do Prêmio CAPES de Tese indica como trabalho a representar o PPGL a tese

 

POÉTICAS E POLÍTICAS DO CIRCUM-RORAIMA: O CASO DO

WÄTUNNÄ YE'KWANA,

 

elaborada pela Profa. Dra. Isabel Maria Fonseca Gondinho e orientada pela Profa. Dra. Izabela Guimarães Guerra Leal.

Os pesquisadores que compõem a comissão parabenizam a todos os participantes da seleção, autores e orientadores, reiterando a excelência acadêmica dos trabalhos.

 

CRONOGRAMA DE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

Atividade

Datas

Inscrições das Teses

17/04/2025 a 24/04/2025

Resultado Preliminar

12/05/2025

Interposição de Recursos

13/05/205 a 14/05/2025

Resultado Final

16/05/2025

 

Comissão interna

Márcia Cristina Greco Ohuschi – Presidente

Carlos Henrique Lopes de Almeida - Membro

Ângela Fabíola Alves Chagas - Membro

 

 COORDENAÇÃO DO PPGL

Ivânia dos Santos Neves - Coordenadora

 

Isabel Cristina França dos Santos - Vice-Coordenadora

 

 

O Grupo de Estudos Mediações e Discursos com Sociedades Amazônicas (GEDAI), ativo desde 2010, reúne pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação interessados em investigações que se baseiam nos aportes teóricos da Análise do Discurso, com ênfase nas relações entre identidade, mídia e os mecanismos de saber e poder discutidos por Michel Foucault. As discussões desenvolvidas pelo grupo também dialogam com os Estudos Culturais, especialmente quando tratam das dinâmicas entre contextos locais e globais, enfocando os modos de mediação nas sociedades amazônicas e a construção da história do tempo presente.

 

Nos últimos anos, o grupo passou a contar com a presença de discentes internacionais, principalmente de países como Angola e Timor Leste. Essa inserção tem aprofundado os debates em torno da colonialidade e da língua como instrumento de governo, ao mesmo tempo em que fortalece as reflexões sobre ancestralidade e as heranças culturais deixadas pelo colonialismo nos territórios de língua portuguesa.

Acesse o site gedaiamazonia.com.br para saber mais.

O DIEL – Grupo de Pesquisa sobre Dialogismo e Ensino de Línguas dentro do PPGL é formado por pesquisadores comprometidos com o ensino de línguas materna e estrangeira, fundamentado na perspectiva dialógica da linguagem. Com base nos estudos do Círculo de Bakhtin, o grupo desenvolve investigações voltadas à leitura, oralidade, produção textual, análise linguística, gêneros discursivos e à formação de professores.

 

As pesquisas do grupo têm como base o dialogismo do Círculo de Bakhtin, que compreende a linguagem como fenômeno social, ideológico e interativo. O grupo também se apoia em teóricos que dialogam com essa vertente, reforçando o caráter sociológico e valorativo da linguagem.

O DIEL busca contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a formação crítica de professores, promovendo pesquisas que integrem teoria e prática no ensino de línguas, sempre ancoradas no diálogo e na interação social.

Acompanhe o trabalho do DIEL no site diel.com.br