2020

ALESSANDRA PANTOJA PAES

Título: Paul de Kock no Brasil oitocentista: entre anúncios de jornais e edições populares.

Orientador(a): Valéria Augusti

 

ALINE BATISTA RODRIGUES

Título: O dispositivo leitura e as práticas de leiturização: histórias de poder e resistência na sala de leitura das escolas públicas do município de Belém.

Orientador(a): Gessiane Lobato Picanço

 

ÁLVARO JARDEL CONCEIÇÃO SANTOS DE OLIVEIRA

Título: Onde está teu coração? Uma leitura da inquietude na ficção de Sylvia Aranha.

Orientador(a): Marlí Tereza Furtado

 

BENEDITO UBIRATAN DE SOUSA PINHEIRO JÚNIOR

Título: Os gritos dos cárceres: o paradigma do opressor na construção da mulher perpetradora e das mulheres torturadas.

Orientador(a): Tania Maria Pereira Sarmento-Pantoja

 

BRAYNA CONCEICAO DOS SANTOS CARDOSO

Título: A variação prosódica dialetal do português falado em São Luís do Maranhão.

Orientador(a): Regina Célia Fernandes Cruz

 

BRUNA FERNANDA SOARES DE LIMA PADOVANI

Título: Estudo do léxico da língua Apurinã uma proposta de macro e microestrura para   dicionário Apurinã, volume I

Orientador(a): Sidney da Silva Facundes

 

DIONE COLARES DE SOUZA

Título: A presença da mulher na música do Pará: o texto na canção de autoria feminina, da belle époque até a primeira metade do século XX.

Orientador(a): Marlí Tereza Furtado

 

DIONE MARCIA ALVES DE MORAES

Título: Relatório de estágio: a formação do professor de língua portuguesa no modo de narrar a aula.

Orientador(a): Thomas Massao Fairchild

 

EDVALDO SANTOS PEREIRA

Título: A expressão do poder na produção literária de Bruno de Menezes.

Orientador(a): Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões

 

FABÍOLA AZEVEDO BARAÚNA

Título: Tendências tipológicas de harmonia nasal e palatalização em línguas indígenas brasileiras.

Orientador(a): Gessiane Lobato Picanço

 

FERNANDO ALVES DA SILVA JUNIOR

Título: Tradução e xamanismo na poética indígena.

Orientador(a): Izabela Guimarães Guerra Leal

 

ILTON RIBEIRO DOS SANTOS

Título: Max Martins: diálogos entre o verbal e o visual plástico na cena literária em Belém.

Orientador(a): Luis Heleno Montoril Del Castilo

 

KELLY CRISTINA MARQUES GAIGNOUX

Título: Emergência da identidade profissional na formação inicial de professores de inglês: um estudo sob o viés da teoria da complexidade.

Orientador(a): Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva

 

MARIA SEBASTIANA DA SILVA COSTA

Título: Mapeamento prosódico de variedades dialetais amazônicas pela entoação modal: Borba, Parintins, Cametá e Mocajuba.

Orientador(a): Regina Célia Fernandes Cruz

 

NANDRA RIBEIRO SILVA

Título: Reconstrução fonológica do Proto-Timbira.

Orientador(a): Ana Vilacy Moreira Galúcio

 

PATRICIA CEZAR DA CRUZ

Título: Zeitgeist e representação da Amazônia brasileira: estudo comparativo de Frey Apollonio, um romance do Brasil e Simá, romance histórico do alto amazonas.

Orientador(a): Gunter Karl Pressler

 

PAULO JOSE MAUES CORREA

Título: Inglês de Sousa: história, erotismo e mito.

Orientador(a): Luis Heleno Montoril Del Castilo

 

RAFAELLA DIAS FERNANDEZ

Título: Entre cabeças, olhos e bocas: transitando por moqueca de maridos e história do olho.

Orientador(a): Izabela Guimarães Guerra Leal

 

RAIMUNDO DE ARAÚJO TOCANTINS

Título: Mulheres indígenas em redes: cosmologias, singularidades históricas, resistências e conhecimentos em elaborações ativistas.

Orientador(a): Ivânia dos Santos Neves

 

ROMÁRIO DUARTE SANCHES

Título: Microatlas linguístico (português-kheuól) da área indígena dos Karipuna do Amapá, volume I

Orientador(a): Abdelhak Razky

 

ROSANNY DO PERPETUO SOCORRO DE SOUZA LIMA

Título: Dramáticas de usos de si em práticas discursivas do trabalho docente no processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência.

Orientador(a): Fátima Cristina da Costa Pessoa

 

ROSELI DA SILVA CARDOSO

Título: A interface discurso e trabalho nas relações entre pescadores tradicionais e representantes de instituições governamentais da pesca.

Orientador(a): Fatima Cristina da Costa Pessoa

 

SADIE SAADY MORHY

Título: A Escrita do professor de inglês em formação: indícios de conhecimentos a respeito da aula e da escrita acadêmica.

Orientador(a): Thomas Massao  Fairchild