UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

Minicurso: Fundamentos retóricos e poéticos do moderno conceito de literatura

 Período: 1-2 de dezembro de 2016. 14:00018:00. Local: Sala 9, PPGL

 Ementa:

A Poética e Retórica. Os gêneros tradicionais da retórica e da poética e sua história. Fundamentos do moderno conceito de Literatura. O Poema como renovação romântica. Conceito de linguagem no século XIX.

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS

 

Objetivo Geral:

·                     Reconhecer os fundamentos da Retórica e da Poética na elaboração do moderno conceito de Literatura,

Objetivos específicos:

·                    Conhecer as disciplinas Retórica e Poética;

·                    Reconhecer os gêneros poéticos tradicionais e sua história;

·                    Distinguir o conceito do termo Literatura das Belas Letras;

·                    Conhecer a concepção da linguagem nos  séculos XVIII e XIX.

Temas:

·          Retórica e Poética

·          Gêneros da Retórica e da Poética

·          Belas Letras

·          Construção do Conceito de Literatura

·          Concepção de linguagem antes do Iluminismo

Avaliação:

·                    Fichamento de artigo escolhido entre os de leitura obrigatória

 PROGRAMAÇÃO DAS AULAS

AULA

 

Duração

TEMA

1

50m

“A retórica antiga”, de Roland Barthes

2

50m

“Origem e natureza da linguagem figurada” (1783), Hugh Blair; “As figuras do discurso em geral”(1821), de Pierre Fontanier; “Da imitação” (1851), Lopes Gama;

3

50m

“Cartas sobre a educação estética da humanidade” (1795), Schiller e “Poesia, filosofia, nação e antiguidade” (1798- 1801), de Hölderlin

4

50m

 “Literatura e instituições sociais” (1800), “Sobre as literaturas do norte e do meio dia” (1800) e “Sobre poesia clássica e sobre a poesia romântica” (1810), de Madame de Staël”;

5

50m

  “Letras, boas letras, belas letras”, de Márcia Abreu

6

50m

 “Os gêneros poéticos”(1802/3), de Friedrich Schelling e “Sobre a arte poética”(1820), Arthur Schopenhauer

7

50m

“Prefácio”, de Cromwell (1827), Vitor Hugo 

8

50m

 “Filosofia da composição” (1846) e O princípio poético”, Edgar Alan Poe