Já estão em andamento as negociações para o funcionamento de uma turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPA no Campus do Tocantins/Cametá. Nessa terça-feira, 04 de julho, estiveram reunidos no PPGL a Coordenadora do PPGL, professora Ivânia Neves, a Coordenadora do Campus do Tocantins Professora Lucilena Gonzaga Costa Tavares e o Vice-Coordenador Eraldo Souza do Carmo.
A previsão é que a seleção aconteça no final de outubro e o início das aulas seja no primeiro semestre de 2024. Essa parceria fortalece a pós-graduação da UFPA e em especial o Campus do Tocantins/Cametá, que teve seu Programa de Mestrado em Letras recentemente aprovado pela Capes. Na conversa entre os gestores, a preocupação com políticas afirmativas relacionada ao aceso, à permanência e à conclusão dos cursos ganhou bastante relevância. Há uma preocupação institucional em diminuir as assimetrias regionais e a interiorização da pós-graduação é fundamental nesse processo.
O Campus do Tocantins/Cametá situa-se numa região formada por territórios indígenas, quilombolas, ribeirinhos. A pós-graduação se amplia e se enriquece com a participação cada vez mais efetiva dessas sujeitas e sujeitos que historicamente estiveram fora do Ensino Superior.