Educação Básica

Projetos como o PET Letras/Língua Portuguesa e o PIBID contém inúmeras atividades que têm como alvo principal a melhoria da Educação Básica. O PET, por exemplo, ofereceu, em 2013, uma série de oficinas sobre temas diferenciados da área de Letras e Linguística em escolas de ensino fundamental das redes municipal e estadual, entre as quais: “Preconceito não: oficina sobre diversidade linguística na Amazônia!”; “LIBRAS”; “Fonética e Fonologia”; e “Teoria Literária”.

Como atividade do PET, anualmente, é ofertado um curso de leitura e produção textual, ministrado pelos estudantes da graduação em Letras, para alunos do ensino médio no Núcleo de Educação Popular “Raimundo Reis”, localizado em um bairro popular vulnerável socialmente da grande Belém. Os alunos que ministram o curso são vinculados a projetos de pesquisa de docentes do PPGL.

Além destas, o PET ofereceu, em 2013, a oficina “Inclusão digital para estudantes indígenas”, a qual foi ministrada por duas mestrandas.

Como atividades relacionadas ao PIBID estão também arroladas oficinas no âmbito dos Estudos Literários, as quais são ministradas por estudantes da graduação para estudantes do ensino médio, em escolas públicas, durante todo o ano, bimestralmente. Desse grupo também fazem parte orientadores vinculados ao PPGL.