Estrutura Curricular do Curso de Letras (Mestrado e Doutorado)

Área de Concentração – Estudos Literários

 

1.    Disciplinas Obrigatórias

Teorias Críticas (4 créditos, 60 horas) - Mestrado

Ementa: Exame das teorias da Crítica Literária, com ênfase nas grandes correntes do século XX, do Formalismo Russo à Estética da Recepção e às Teorias do Comparativismo. História e problemática da Crítica Literária. Estudo dos principais métodos críticos. O problema da interpretação e do valor no pensamento crítico contemporâneo.

 

Teoria da História da Literatura (4 créditos, 60 horas) - Doutorado

Ementa: A disciplina tem como objetivo analisar as perspectivas da História da Literatura e discutir acerca do lugar da História da Literatura no domínio das Letras e das Ciências Humanas.

 

2.   Disciplinas Optativas - Mestrado e Doutorado

Estudos do Romance (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A disciplina tem como objetivo examinar a trajetória do romance e analisar a sua posição no campo dos estudos literários.

 

História da Narrativa Brasileira (4 créditos, 60 horas)

A disciplina tem como objetivo analisar a literatura brasileira, do Romantismo à contemporaneidade, com destaque às obras mais significativas para a conformação do sistema literário brasileiro.

 

Memória, História e Literatura (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Aborda, a partir de vários campos teóricos, a constituição da memória e sua dimensão social. Estudo das relações entre História e Memória e as representações das práticas culturais e dos lugares de memória na Literatura.

 

Seminário de Literatura Brasileira (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A disciplina visa ao estudo crítico de narrativas brasileiras modernas e contemporâneas, no sentido de refletir sobre o projeto modernista e sua possível superação, levando em conta as diversas abordagens acerca da modernidade literária.

 

Tópicos Avançados em Estudos Literários (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os assuntos tratados na disciplina 'tópicos avançados' atendem aos interesses e às especificidades das linhas de pesquisa das áreas de concentração do curso.

 

3.   Disciplinas Eletiva

Estética da Recepção (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Estudo da obra de Hans Robert Jauss (1921-1997), desde Tempo e Experiência em busca do tempo perdido (1955) até Caminhos da Compreensão (1994), a partir da ideia central de que "o sentido da obra de arte não é mais concebido como uma substância transtemporal, mas como uma totalidade que se constitui na própria história" (Jauss, 1991, p. 212-213) e de que a obra engloba, ao mesmo tempo, o texto, como estrutura dada, e sua recepção ou percepção por parte do leitor ou espectador.

 

Estudos da Literatura da Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O presente curso pretende levantar questões a respeito de literatura, história, cultura e cidade na Amazônia. Faz uma abordagem geral para chegar ao recorte específico amazônico. Tem como principal ferramenta teórica a Literatura Comparada e os Estudos de Cultura com a finalidade de fazer as relações interdisciplinares e intertextuais a partir do roteiro de leitura dos textos teóricos e literários. Tem como principal objetivo situar os textos de literatura da Amazônia como bem de cultura a figurar o tempo e o espaço amazônicos.

 

Estudos da Narrativa (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A partir de um corpus pré-definido, estuda-se a diversidade de realizações narrativas em diferentes temporalidades e/ou discursos. Discutem-se os elementos estruturais da narrativa, apresentada em diferentes modalidades: conto, novela, romance, crônica. Analisam-se textos narrativos.

 

Estudos do Poema (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Estudo do texto poético, oferecendo ao aluno instrumentos de análise teórica e crítica (desde os conceitos de poesia e poema, rima verso e estrofe, até os inúmeros recursos utilizados pela linguagem poética). Serão lidos textos representativos do gênero poético da literatura, particularmente aqueles que constituem, em si mesmos, verdadeiras metapoéticas.

 

Literatura Comparada (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Exame do comparativismo como procedimento intercultural e intertextual e/ou enquanto prática de recriação e ruptura de modelos. Tipologização histórica: gêneros literários, períodos, épocas, movimentos e gerações. A construção do cânone literário. A Literatura como uma forma de nacionalismo. Literaturas emergentes: outridade e diferença (literaturas pós-coloniais, negritude, feminismo, etc.). A tradução como uma forma de re-escritura. Literatura e outras artes: tradução/adaptação entre discursos.

 

Literatura e Recepção (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A partir da noção de Literatura e recepção, propõe-se uma avaliação das relações entre Literatura e leitura, observando as diversas formas de recepção que o texto assume para diferentes tipos de leitores, ressaltando para tanto, as questões referentes à produção, reprodução e circulação dos materiais impressos, levando em consideração as discussões teóricas concernentes à Teoria Literária, a Estética da Recepção e a História da Leitura.

 

Literatura e Sociedade (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A disciplina centra-se na discussão sobre a relação entre literatura e sociedade e suas implicações na crítica literária. Discute os problemas da ‘crítica sociológica’ e aponta para a relação dialética que se estabelece entre a obra literária e a sociedade, em que uma influência a outra, num equilíbrio dinâmico.

 

Oralidade e Literatura (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A disciplina tem como objetivo apresentar e discutir temas e questões relativos à literatura oral e popular, em uma abordagem que priorize a diversidade cultural e as diferenças de classes relativas aos usuários do registro oral e/ou do registro escrito. Os debates teóricos ainda considerarão os conceitos de memória, narrativa, identidade, representações sociais e cultura como relacionados e constituintes dessa forma de literatura nem sempre considerada nos meios acadêmicos mais tradicionalistas. Aliadas às discussões teóricas, realizar-se-ão práticas de análises estruturais e interpretações em textos orais a serem coletados, ou existentes no acervo do Projeto IFNOPAP/CLA/UFPA.

 

4.   Disciplinas de Acompanhamento de pesquisa

Seminário de Pesquisa Orientada (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os assuntos tratados nesta disciplina atendem aos interesses dos grupos de pesquisa do Programa, de acordo com os projetos em desenvolvimento..

 

Pesquisa Orientada I (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os assuntos tratados nesta disciplina atendem aos interesses dos grupos de pesquisa do Programa, de acordo com os projetos em desenvolvimento.

 

Pesquisa Orientada II (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os assuntos tratados nesta disciplina atendem aos interesses dos grupos de pesquisa do Programa, de acordo com os projetos em desenvolvimento.

 

Pesquisa Orientada III (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os assuntos tratados nesta disciplina atendem aos interesses dos grupos de pesquisa do Programa, de acordo com os projetos em desenvolvimento..

 


 

Estrutura Curricular do Curso de Letras (Mestrado e Doutorado)

Área de Concentração: Estudos Linguísticos

 

5.    Disciplinas Obrigatórias

Teorias Linguísticas (4 créditos, 60 horas) - Mestrado

Ementa: Apresentação breve e discussão sobre os principais fenômenos linguísticos que teorias gerais das línguas naturais precisam explicar; análise das principais teorias da linguística em termos de quais entre os fenômenos discutidos elas tentam explicar; discussão e conclusão sobre qual o escopo e relevância dessas teorias; levando em consideração a história e natureza dos estudos científicos; propor critérios de avaliação de teorias linguísticas de modo a determinar o seu objeto e o seu grau de contribuição ao conhecimento científico da linguagem humana.

 

Morfossintaxe (4 créditos, 60 horas) - Doutorado

Ementa: Morfologia: o domínio da morfologia; complexidade morfológica das línguas naturais; definição de palavra; estrutura da palavra, tipos de morfemas; noções de classes de palavras. O método da análise morfológica: segmentação e classificação de morfemas, critérios utilizados na identificação de morfemas, produtividade do processo morfológico. Processos de formação de palavras. Interface morfologia e sintaxe: Flexão em diferentes domínios: palavras vs. sintagmas. Estrutura da sentença: categorias gramaticais, estrutura dos constituintes, concordância e codificação de argumento; processos morfossintáticos: morfologia e mudança de função gramatical. Teoria e análise linguística: tópicos de morfossintaxe aplicados a línguas modernas; diferentes abordagens linguísticas. Tipologia linguística: genética, morfológica, areal.

 

6.    Disciplinas Optativas - Mestrado e Doutorado

Fonética e Fonologia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O Curso visa abordar aspectos fonéticos-fonológicos do Português Brasileiro com base em exemplos do português e de diferentes línguas do mundo; desenvolver nos alunos a prática de transcrição fonética e de análise fonológica; distinguir as diferentes correntes fonológicas. Trabalhar-se-á a Fonética Articulatória, Transcrição Fonética e os procedimentos de Análise Fonológica.

 

Sociolinguística (4 créditos, 60 horas)

Ementa: A sociolinguística e as ciências conexas. Suas escolas (variacionista, etnografia da fala, etnometodologia, dialetologia, geografia linguística), seus métodos (quantitativo – VARBRUL – e qualitativos) e objetos (variação e mudanças linguísticas (variável linguística, variantes linguísticas, variedade linguística, tipos de variação, comunidade de fala, competência linguística). O trabalho de campo e a análise de dados.

 

Tópicos Avançados em Linguística (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os assuntos tratados na disciplina 'tópicos avançados' atendem aos interesses e às especificidades das linhas de pesquisa das áreas de concentração do curso.

Área de Concentração: Estudos Literários

 

Ensino/Aprendizagem da Leitura e da Escrita (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Caracterização das atividades de leitura e de produção de textos a partir de diversos enfoques linguísticos, cognitivos e sociais. Análise de práticas escolares de leitura e de produção escrita em língua materna e estrangeira.

 

Fundamentos Teóricos-metodológicos do Ensino-Aprendizagem de Língua (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Estudo do campo do ensino-aprendizagem de línguas materna e estrangeiras numa perspectiva epistemológica; apresentação e análise das diferentes problemáticas que constituem seu objeto de estudo e articulação dessas problemáticas na pesquisa voltada para a resolução de problemas da prática.

 

7.   Disciplinas Eletiva

Ensino-Aprendizagem da Compreensão e Produção Oral (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Caracterização das atividades de escuta e produção de textos orais a partir de diversos enfoques linguísticos, cognitivos e sociais. Análise de práticas escolares de escuta e de produção oral em língua materna e estrangeira.

 

Introdução às Línguas Indígenas Brasileiras (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Apresentação das principais características já descritas sobre as línguas indígenas brasileiras; discussão e análise de dados representativos da diversidade linguística do Brasil; identificação dos domínios que mais carecem de estudos e reflexão sobre a relevância das línguas indígenas brasileiras para a linguística teórica e tipológica.

 

Linguística Textual (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Trajetória dos estudos textuais no contexto das abordagens sociointeracionistas da linguagem. Análise dos mecanismos de construção da textualidade em gêneros orais e escritos.

 

Morfologia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Apresentação da metodologia de estudo da estrutura interna das palavras; análise de sua relação com outras palavras e dos conceitos envolvidos nesse estudo; discussão da interação com outros domínios da gramática e fonologia e revisão das principais idéias das teorias morfológicas modernas mais importantes.

 

Perda, Mudança e Manutenção de Línguas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Estudo de aspectos e fenômenos linguísticos relacionados à perda, mudança e manutenção de línguas minoritárias em sociedades multilíngues.

 

Pragmática Linguística (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Delimitação do campo da disciplina; análise das teorias que mais influenci(ar)am a área: a teoria dos atos de fala, a pragmática integrada e a pragmática da relevância; balanço crítico e perspectivas.

 

Análise da Interação Verbal (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Análise do processo interacional tendo em vista as condições contextuais de produção/recepção das atividades de linguagem. Investigação das estratégias discursivas que explicitam o jogo de representações e as relações intersubjetivas que se estabelecem por ocasião do evento comunicativo.

 

Teoria Gramatical (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Apresentação dos principais fenômenos linguísticos necessários para a construção de uma teoria geral da gramática; discussão das relações da disciplina com texto, discurso, pragmática e cognição.

 

8.   Disciplinas de Acompanhamento de pesquisa

Seminário de Pesquisa Orientada (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os assuntos tratados nesta disciplina atendem aos interesses dos grupos de pesquisa do Programa, de acordo com os projetos em desenvolvimento..

 

Pesquisa Orientada I (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os assuntos tratados nesta disciplina atendem aos interesses dos grupos de pesquisa do Programa, de acordo com os projetos em desenvolvimento.

 

Pesquisa Orientada II (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os assuntos tratados nesta disciplina atendem aos interesses dos grupos de pesquisa do Programa, de acordo com os projetos em desenvolvimento.

 

Pesquisa Orientada III (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Os assuntos tratados nesta disciplina atendem aos interesses dos grupos de pesquisa do Programa, de acordo com os projetos em desenvolvimento..