O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL-UFPA) é um dos mais antigos da instituição, fundado em 1987 e tendo formado, até hoje, mais de 400 mestres, que atuam nos diversos campi da Universidade, além de outras instituições públicas e privadas da Região Norte e também do restante do país.

Ligado ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC-UFPA), o PPGL oferece os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado, esse último aprovado no ano de 2012 e com a primeira turma ingressando no ano de 2013.

São ofertadas duas Áreas de Concentração, cada uma com duas linhas de pesquisa. A primeira é em Estudos Literários, com as linhas “Literatura: interpretação, circulação e recepção” e “Literatura, Memórias e Identidades”. A segunda é em Estudos Linguísticos, com as linhas “Análise, Descrição e Documentação das Linhas Naturais” e “Ensino-aprendizagem de Línguas e Culturas: modelos e ações”.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), que confere ao candidato habilitado o título de Mestre e/ou Doutor em Letras, nas Áreas de Concentração em Estudos Literários ou Estudos Linguísticos, tem como objetivos gerais e fundamentais: preparar pesquisadores capazes de desenvolver trabalhos científicos no campo dos Estudos da Linguagem; desenvolver a competência profissional e científica do graduado para que ele atue com criticidade na sua área de conhecimento; e produzir conhecimento científico relevante para o país, com ênfase, quando oportuno, para as especificidades linguísticas e literárias presentes na Região Amazônica.