Área de Concentração: Estudos Literários

 

Reúne trabalhos que abordam tanto os estudos das manifestações literárias – escritas e orais – bem como seus desdobramentos em outras linguagens, com ênfase em manifestações culturais da Amazônia. Além disso, há o estudo da literatura brasileira com atenção à recepção de textos; a produção e circulação de textos nacionais e estrangeiros presentes na Amazônia; a formação do leitor; a análise e interpretação de obras de diferentes gêneros literários.

 

Linha de Pesquisa:

Literatura: interpretação, circulação e recepção

Ementa: Estudos de literatura: tradução e interpretação de obras de diferentes gêneros literários; produção, recepção e circulação de textos literários, nacionais e estrangeiros, na Amazônia; circulação e recepção da literatura brasileira.

 

Linha de Pesquisa:

Literatura, Memórias e Identidades

Ementa: Estudos de literatura e suas relações históricas, sociais e culturais; estudos das representações das relações de poder no texto literário; estudos das manifestações verbais, orais ou escritas, na perspectiva da memória e da história, individuais e/ou coletivas, com possível ênfase em literaturas e bens de cultura relativos à Amazônia.

 

Área de Concentração: Estudos Linguísticos

 

Tem como núcleo, questões que permitem a reflexão teórica no campo do conhecimento da linguagem, do seu funcionamento e da aplicação de seus avanços.

 

Linha de Pesquisa:

Análise, Descrição e Documentação das Línguas Naturais

Ementa: O objetivo desta linha é reunir projetos cuja temática se atenha à descrição, análise e documentação de línguas naturais, com ênfase em línguas indígenas e no português amazônico, partindo de diferentes posições teórico-metodológicas, incluindo tanto estudos voltados à avaliação e formulação de teorias linguísticas, como aqueles que estudam o contexto histórico e sociocultural em que as línguas se inserem. Inserem-se nesta linha os estudos do fenômeno linguístico em seu contexto social, comparativos e históricos bem como os estudos relacionados à pesquisa e análise de fontes e documentação referentes a tais línguas. Os estudos que abordam questões de planejamento linguístico e ensino bilíngue também se circunscrevem nesta linha.

 

Linha de Pesquisa:

Ensino-aprendizagem de Línguas e Culturas: modelos e ações

Ementa: Modelos e práticas relativos ao ensino-aprendizagem de línguas-culturas materna, segunda, estrangeira; considerações epistemológicas sobre a constituição e a evolução do campo; problemáticas da apropriação linguageira, da elaboração didática e da intervenção didático-pedagógica e sua articulação; problemáticas concernentes à constituição dos sujeitos nas relações de ensino; análise de políticas linguístico-educacionais, discursos do campo educacional e suas relações com a sala de aula; formação dos professores de língua materna, segunda e estrangeira..