A comissão formada para avaliar as teses defendidas no ano de 2024 no Programa de Pós-Graduação em Letras submetidas à seleção interna do Prêmio CAPES de Tese indica como trabalho a representar o PPGL a tese

 

POÉTICAS E POLÍTICAS DO CIRCUM-RORAIMA: O CASO DO

WÄTUNNÄ YE'KWANA,

 

elaborada pela Profa. Dra. Isabel Maria Fonseca Gondinho e orientada pela Profa. Dra. Izabela Guimarães Guerra Leal.

Os pesquisadores que compõem a comissão parabenizam a todos os participantes da seleção, autores e orientadores, reiterando a excelência acadêmica dos trabalhos.

 

CRONOGRAMA DE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

Atividade

Datas

Inscrições das Teses

17/04/2025 a 24/04/2025

Resultado Preliminar

12/05/2025

Interposição de Recursos

13/05/205 a 14/05/2025

Resultado Final

16/05/2025

 

Comissão interna

Márcia Cristina Greco Ohuschi – Presidente

Carlos Henrique Lopes de Almeida - Membro

Ângela Fabíola Alves Chagas - Membro

 

 COORDENAÇÃO DO PPGL

Ivânia dos Santos Neves - Coordenadora

 

Isabel Cristina França dos Santos - Vice-Coordenadora

 

 

O Grupo de Estudos Mediações e Discursos com Sociedades Amazônicas (GEDAI), ativo desde 2010, reúne pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação interessados em investigações que se baseiam nos aportes teóricos da Análise do Discurso, com ênfase nas relações entre identidade, mídia e os mecanismos de saber e poder discutidos por Michel Foucault. As discussões desenvolvidas pelo grupo também dialogam com os Estudos Culturais, especialmente quando tratam das dinâmicas entre contextos locais e globais, enfocando os modos de mediação nas sociedades amazônicas e a construção da história do tempo presente.

 

Nos últimos anos, o grupo passou a contar com a presença de discentes internacionais, principalmente de países como Angola e Timor Leste. Essa inserção tem aprofundado os debates em torno da colonialidade e da língua como instrumento de governo, ao mesmo tempo em que fortalece as reflexões sobre ancestralidade e as heranças culturais deixadas pelo colonialismo nos territórios de língua portuguesa.

Acesse o site gedaiamazonia.com.br para saber mais.

O DIEL – Grupo de Pesquisa sobre Dialogismo e Ensino de Línguas dentro do PPGL é formado por pesquisadores comprometidos com o ensino de línguas materna e estrangeira, fundamentado na perspectiva dialógica da linguagem. Com base nos estudos do Círculo de Bakhtin, o grupo desenvolve investigações voltadas à leitura, oralidade, produção textual, análise linguística, gêneros discursivos e à formação de professores.

 

As pesquisas do grupo têm como base o dialogismo do Círculo de Bakhtin, que compreende a linguagem como fenômeno social, ideológico e interativo. O grupo também se apoia em teóricos que dialogam com essa vertente, reforçando o caráter sociológico e valorativo da linguagem.

O DIEL busca contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a formação crítica de professores, promovendo pesquisas que integrem teoria e prática no ensino de línguas, sempre ancoradas no diálogo e na interação social.

Acompanhe o trabalho do DIEL no site diel.com.br

A comissão formada para avaliar as teses defendidas no ano de 2024 no Programa de Pós-Graduação em Letras submetidas à seleção interna do Prêmio CAPES de Tese indica como trabalho a representar o PPGL a tese

 

POÉTICAS E POLÍTICAS DO CIRCUM-RORAIMA: O CASO DO

WÄTUNNÄ YE'KWANA,

 

elaborada pela Profa. Dra. Isabel Maria Fonseca Gondinho e orientada pela Profa. Dra. Izabela Guimarães Guerra Leal.

Os pesquisadores que compõem a comissão parabenizam a todos os participantes da seleção, autores e orientadores, reiterando a excelência acadêmica dos trabalhos.

 

CRONOGRAMA DE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

Atividade

Datas

Inscrições das Teses

17/04/2025 a 24/04/2025

Resultado Preliminar

12/05/2025

Interposição de Recursos

13/05/205 a 14/05/2025

Resultado Final

16/05/2025

 

Comissão interna

Márcia Cristina Greco Ohuschi – Presidente

Carlos Henrique Lopes de Almeida - Membro

Ângela Fabíola Alves Chagas - Membro

 

 COORDENAÇÃO DO PPGL

Ivânia dos Santos Neves - Coordenadora

 

Isabel Cristina França dos Santos - Vice-Coordenadora

 

A Magma é uma revista acadêmica de publicação eletrônica anual do programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP). Sendo gerida e pensada pelos alunos do PPG, a Magma publica trabalhos de pós-graduandos stricto sensu em qualquer etapa de formação: mestrandos, mestres, doutorandos e doutores.

 

Para o número 21 de nossa revista, estamos com chamada aberta, até dia 30 de abril, para as seções ENSAIOS TEMÁTICOS (dossiê) e TEMA LIVRE.

DOSSIÊ – MODERNISMO: TEXTOS E CONTEXTOS

Nos últimos anos, assistimos ao centenário de acontecimentos emblemáticos no cenário literário brasileiro e internacional: em 2022, da Semana de Arte Moderna; em 2024, do primeiro Manifesto Surrealista, de André Breton; agora, em 2025, comemora-se o centenário de Pau Brasil, de Oswald de Andrade, e o de Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf. Ainda caberiam, nesta breve lista, inúmeras outras obras e propostas estéticas, todas englobadas por esse termo tão amplo e plural: o Modernismo. A este se juntam outras nomenclaturas como “modernidade”, “vanguarda” e os inúmeros vocábulos que designam as distintas correntes estéticas do período. Terminologias que descrevem obras que compartilham um cerne comum e que, ao mesmo tempo, se apresentam em formas tão variadas (gêneros, linguagens, temáticas etc.).

Na esteira dos debates iniciados no I Seminário Internacional e XIII Seminário Nacional de Teoria Literária e Literatura Comparada de 2024, a Magma dedica seu primeiro dossiê temático a esse tema ao mesmo tempo espinhoso e central para o desenvolvimento da literatura moderna e contemporânea. Para isso, recuperamos a pergunta-síntese posta por Susan Friedman em “Definitional Excursions: the meanings of modern/modernity/modernism”: “Afinal, o que É modernismo, quando a palavra não quer dizer apenas coisas diferentes, mas justamente coisas opostas?”. Em outros termos, o problema que se põe diante da crítica é a possibilidade de lidar com um complexo conjunto de propostas tão plurais quanto diferentes e com as contradições inerentes às obras modernistas e seus contextos.

Reconhecendo as dificuldades de localização histórica e geográfica do modernismo e assumindo as contradições abrigadas no conceito como ponto de partida, a Revista convida a todos e todas a refletir sobre relações retesadas entre modernismo e modernidade, modernismo e vanguarda, experimentação linguística e ideologia política etc. Também podem ser abordadas as diversas tensões e conflitos que permanecem vivos na esteira da recepção das obras modernistas pelas distintas correntes críticas, como as de João Luiz Lafetá, Davi Arrigucci Jr., Richard Sheppard, Fredric Jameson, Peter Bürger, Andreas Huyssen, entre outros.

Sugerimos, portanto, os seguintes eixos temáticos para o dossiê:

  • Modernismo e modernidade, pós-modernismo e pós-modernidade: conceitos e periodizações;

  • Os procedimentos formais da narrativa, do drama e da lírica modernistas, como fluxo de consciência, fragmentação e montagem (parataxe);

  • Modernismos periféricos e a relação entre vanguarda, atraso e subdesenvolvimento;

  • Figurações da técnica e do primitivo na literatura modernista;

  • A modernidade literária e suas relações com autorias e territórios marginalizados.

  • Modernismo e as políticas do cânone: figuras esquecidas do modernismo histórico.

 

Além disso, a Revista Magma também recebe trabalhos de temática livre que contemplem os segmentos de Literatura, Crítica Literária e Teoria da Literatura.

Os artigos para o número 21 devem ser enviados até 30 DE ABRIL DE 2025, através do sistema da Revista: https://www.revistas.usp.br/magma/about/submissions.

Autores que nunca tenham submetido textos pelo sistema utilizado pela revista (OJS/PKP) deverão se cadastrar, clicando no link (https://www.revistas.usp.br/magma/user/register) e seguir as instruções.

Aviso importante:

A Magma não opera em modelo de fluxo contínuo. Todas as submissões devem ser feitas dentro do prazo da chamada aberta. Os trabalhos enviados fora deste período não serão avaliados.

 

Revista Magma