Palestra: Oferecer um olhar literário sobre um país complexo e empolgante, por François-Xavier Gérard

Quando: 6 de junho de 2018, às 14h

Onde: Sala 9 do Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Público alvo: Estudantes de Letras da graduação e pós-graduação

Promoção: Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPA e Aliança Francesa

Descrição: François-Xavier falará do ponto de vista do autor, do tradutor (Moacyr Scliar), do leitor e do professor de Letras.  O autor François-Xavier Gérard, professor de Letras na cidade de Kourou, escreveu dois romances e traduziu do português para o francês há pouco tempo a obra do Moacyr Scliar "Um sonho no caroço do abacate", São Paulo, Global, 1995. Publicou também as seguintes obras em francês: Guyanismes (2014) e La Vénus du Maroni (2016) na Editora Orphie. Estes últimos são romances que se desenvolvem no contexto contemporâneo amazônico do lado « francófono » dessa Amazônia. A Obra La Vénus du Maroni inspira-se em Maupassant com uma tradução mais contemporânea.