A Revista MOARA torna pública a chamada para o dossiê temático “Pesquisas com sociedades indígenas hoje”, organizado pelos professores Gessiane Lobato Picanço (UFPA) e Pirjo Kristiina Virtanen (Universidade de Helsinque, Finlândia).

A publicação é prevista para o No. 50, 2º semestre de 2018, e o prazo para submissão dos artigos é 30 de março de 2018.  

 

Serão aceitos artigos escritos em português, inglês, francês ou espanhol, que estejam em conformidade com as normas de publicação da revista, disponíveis em: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/about/submissions#authorGuidelines, e que atendam à seguinte proposta:

O dossiê “Pesquisas com sociedades indígenas hoje” busca reunir diferentes visões e pesquisas que vêm sendo conduzidas com as comunidades indígenas do Brasil. Os trabalhos submetidos podem abordar a pesquisa linguística e de áreas afins, como a educacional, a sociológica, a antropológica, a histórica, entre outras, que utilizam métodos colaborativos ou de co-produção e contribuam para as relações mais iguais na pesquisa. Além disso, o conhecimento e a divulgação da diversidade cultural e linguística brasileira e o impacto de pesquisa na sociedade envolvente podem ser tratados nos trabalhos. Serão bem-vindos estudos voltados para os desafios e transformações linguísticas e socioculturais que essas sociedades enfrentam, podendo leva-las ao declínio ou à perda, mas que, em muitos casos, encontram uma forma de alteração e resistência.  

A chamada é aberta a doutores, além de mestres e discentes de pós-graduação strictu sensu em co-autoria com doutores e autores indígenas.

Os artigos deverão ser submetidos até 30 de março de 2018.