Linha 01. Análise, Descrição e Documentação de Línguas Naturais

Análises linguísticas com diferentes posições teórico-metodológicas. Avaliação e formulação de teorias linguísticas. O fenômeno linguístico em seu contexto social, cultural e histórico. Questões de planejamento linguístico e ensino bilíngue. Estudos do Discurso em suas diferentes vertentes. Práticas discursivas nas instâncias da ciência, da educação, da mídia, dos contextos de trabalho, da política e de outros espaços institucionais.

Linha 02. Ensino e aprendizagem de Línguas/Culturas

Estudos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem de línguas/culturas materna, segunda, estrangeira sob diversas perspectivas teóricas de modelos e práticas pedagógicas em espaços  formais e informais  de ensino e aprendizagem; considerações epistemológicas sobre a constituição e a evolução do campo; problemáticas da apropriação linguageira, da elaboração didática e da intervenção didático-pedagógica e sua articulação; problemáticas concernentes à constituição dos sujeitos nas relações de ensino; análise de políticas linguístico-educacionais, discursos do campo educacional e suas relações com espaços de ensino e aprendizagem; formação dos professores de línguas.

 

 

 

Linha 03. Línguas e Cosmologias Indígenas

A análise, documentação e descrição de línguas indígenas, narrativas, identidades, políticas linguísticas e relações de poder. Respeito à pluralidade cultural e linguística. Cosmologias indígenas: formas singulares de saberes, universos culturais próprios, ainda que intensamente fraturados pela colonização. Novas perspectivas em pesquisas acadêmicas a partir do século XX.

 

 

Linha 1. Literatura, Memórias e Identidades

 

Estudos de literaturas orais e escritas em diálogo com suas relações históricas, memorialísticas, sociais e culturais. Exame de obras e autores na perspectiva das relações de poder e das formas de resistência. Identidades e diversidades culturais em suas expressões artísticas. Análise comparativa de bens culturais atinentes às alteridades próprias do contexto da vida amazônica,(indígena) latino-americana, africana, dentre outras, em alinhamento com questões da contemporaneidade.

 

 

 

Linha 2. Literatura: interpretação, circulação e recepção

Estudos literários em seu escopo crítico, teórico e historiográfico. Interpretação e tradução de obras de diferentes gêneros literários. Literatura como campo expandido e sua relação com outras linguagens/artes/mídias. Análise de obras sob diferentes perspectivas teóricas e filosóficas. Reflexões meta-teóricas e meta-críticas. Estudo dos processos de produção, recepção e circulação de textos literários nacionais e estrangeiros no Brasil, com ênfase na Amazônia.

Linha 3. Poéticas e cosmologias indígenas

Estudo das práticas cosmopolíticas, das formas expressivas e poéticas e das identidades indígenas, suas relações com as cosmologias, saberes e universos culturais de cada povo. Interpretação e análise de artes verbais, visuais, plásticas e corporais, performances e cinema indígenas e sua relação com a oralidade e a escrita; e com a produção de escritores e outros artistas do século XX e XXI, tendo em vista o contexto histórico, cultural e social brasileiro; investigação de teorias e práticas decoloniais e materialistas e suas relações com questões epistêmicas, raciais, sociais, de gênero e de poder; novas perspectivas em pesquisas acadêmicas a partir do século XX, considerando a produção intelectual indígena.