Alessandra Fabrícia Conde da Silva

2021 - Atual

Cartografia literária da imigração no continente amazônico

Descrição: Este projeto procura estudar a literatura produzida por escritores que imigraram para a Amazônia ou que são filhos da imigração, além daqueles que, embora não ligados ao fenômeno imigratório, retrataram ecos da presença histórica e cultural estrangeira na Amazônia, como se vê em relação aos japoneses, americanos, ingleses, portugueses, e mesmo em relação aos judeus e sírio-libaneses. Para tal, serão utilizados dois critérios para traçar uma cartografia de escritores e obras: aqueles que descendem dos povos que imigraram para a Amazônia e aqueles que atestaram em suas obras marcas da imigração e suas relações transculturais com a gente amazônica. Escritores como José Benedicto Cohen, Sultana Levy Rosenblatt, Marcos Serruya, Leão Pacífico Esaguy, Mady Benoliel Benzecry, Elias Salgado, Ilko Minev, Myriam Scotti, Rogel Samuel, Márcio Souza, Paulo Jacob, Milton Hatoum, Jorge Tufic, Fusako Tsunoda, Antonio Candido da Silva, Ademar Ayres do Amaral, David Afton Riker, Benedito Monteiro, Dalcídio Jurandir, Abguar Bastos entre outros formam o corpus de estudo deste projeto..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1)

Integrantes: Alessandra Fabrícia Conde da Silva - Coordenador / Angélica da Silva Pinheiro - Integrante / Aldilene Lopes de Morais - Integrante / Libna Keite da Silva Gama - Integrante / Norival Bottos Júnior - Integrante / Luciana Vieira Pinheiro - Integrante.

Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3

 

2020 - Atual

O mito do judeu errante e outras representações semitas na literatura amazônica latino-americana

Descrição: Desde a Idade Média, a história do judeu zombador que negou auxílio a Cristo, recebendo o castigo de vagar eternamente pela terra por sua falta de humanidade para com o filho de Deus, expressando, com essa atitude, um sentimento anticristão, logrou inúmeras versões. Nomeado incialmente como Cartáfilo, segundo uma narrativa originária do Oriente, as narrativas sobre o judeu errante foram muito conhecidas a partir do século 13, na Europa, sobretudo na tradição oral. Em textos como A demanda do santo Graal, cópia portuguesa do século 15, há uma variação do mito que utilizou a figura de Caifás, condenado a não morrer e a padecer de fome e sede eternas, como castigo por ter, segundo a ótica cristã medieval, condenado Cristo à morte. Nos séculos seguintes, o agora Ahasverus, não mais mostra-se, obrigatoriamente, como um representante de uma posição antijudaica e merecedor de punições perpétuas. Mas, em algumas narrativas da literatura amazônica latino-americana, o judeu errante ressurge com a sua vertente primitiva, carregado de misticismo e de sentimento antijudaico. Em Cien años de soledad, de Gabriel García Márquez, publicado em 1967, por exemplo, o ?Judío Errante? surge como uma besta infernal, em lembrança a uma criatura filha de um íncubo, que impulsionava o nascimento de crianças monstruosas. A sua presença interfere na natureza gerando uma desordem nos ares, alterando o comportamento dos pássaros e da temperatura. A ordem social é modificada, suscitando comoções e desarranjos, como na passagem do boto em ?O baile do judeu?, conto amazônico de Inglês de Souza (1883). A casa do judeu, não mais um errante, é o locus da manifestação do sobrenatural diabólico. Nossa hipótese é de que o mito do judeu errante e suas variações, nas narrativas amazônicas latino-americanas, reproduz o discurso antijudaico das narrativas ancestrais. Para este estudo, utilizaremos os textos de Maria José de Queiroz (1996), Marie France Rouart (1998), Helena Lewin (2007) entre outros. O projeto participa do GT de Literaturas Estrangeiras da ANPOLL.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa

Integrantes: Alessandra Fabrícia Conde da Silva - Coordenador.

 

2020 - Atual

Núcleo de Estudos Sefarditas da Amazônia

Descrição: O Núcleo de Estudos Sefarditas da Amazônia voltado para o desenvolvimento de pesquisas na graduação e na pós-graduação é formado por professores de diversas áreas do conhecimento que têm, como objeto de pesquisa, investigações sobre a presença dos judeus na Amazônia. Este grupo pretende coadunar pesquisas sobre a língua, a cultura, a história, a literatura e as artes visuais, referentes aos judeus, enfocando os processos de tradução cultural, situações de contato linguístico geradas em decorrência da presença judaica na Amazônia, relações de identidade e as suas práticas sociais. Quanto aos registros literários, serão privilegiados os textos de Sultana Levy Rosenblatt, Paulo Jacob, Marcos Serruya, Leão Pacífico Esaguy, Elias Salgado, Ilko Minev, Myriam Scotti e outros. Busca-se divulgar e promover a literatura e artes visuais produzidas por escritores e artistas plásticos judeus ou descendentes, radicados na Amazônia, bem como dar relevo à contribuição cultural judaica na Amazônia..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1)

Integrantes: Alessandra Fabrícia Conde da Silva - Coordenador / Rosa Helena de Oliveira - Integrante / Tabita Fernandes da Silva - Integrante / Roberta Alexandrina da Silva - Integrante / Silvia Helena Benchimol Barros - Integrante / Angélica da Silva Pinheiro - Integrante / Aldilene Lopes de Morais - Integrante / Regina Igel - Integrante / Norival Bottos Júnior - Integrante.

Número de produções C, T & A: 29 / Número de orientações: 3

 

2018 - Atual

Ecos sefarditas: judeus na Amazônia

Descrição: O projeto de pesquisa Ecos sefarditas: judeus na Amazônia volta-se para o estudo dos textos literários produzidos por autores judeus ou descendentes que procuraram registrar em suas obras não apenas ecos culturais ou históricos do judaísmo na Amazônia, mas o processo de adaptação dos imigrantes na terra que os acolheu. Para o corpus de estudo desta pesquisa são privilegiados os textos de Sultana Levy Rosenblatt, Marcos Serruya, Leão Pacífico Esaguy, José Benedicto Cohen, Ilko Minev, Elias Salgado, Myriam Scotti e outros. De tal forma, pretende-se fortalecer ainda mais o estudo sobre a presença judaica no Brasil, destacando a cultura e a história judaica em terras amazônicas..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1)

Integrantes: Alessandra Fabrícia Conde da Silva - Coordenador / PEDRO CARLOS LOUZADA FONSECA - Integrante / Silvia Helena Benchimol Barros - Integrante / Angélica da Silva Pinheiro - Integrante / Carla Vitória Gomes de Castro - Integrante / Aldilene Lopes de Morais - Integrante / Libna Keite da Silva Gama - Integrante / Norival Bottos Júnior - Integrante / Maria Nadiane Simões da Silva - Integrante.


Antônio Máximo von Sohsten Gomes Ferraz

2020 - Atual

O HERÓI TRÁGICO EM SER E TEMPO, DE MARTIN HEIDEGGER

Descrição: O projeto se interroga de que modo e em que medida a analítica existencial do Dasein, empreendida por Martin Heidegger em Ser e Tempo, permite a compreensão do heroísmo e do trágico, este entendido não como o funesto ou catastrófico, mas em sua dimensão ontológica, caracterizada pela luta do humano com os limites de sua mortalidade, vocacionando-o, neste embate, à escuta da ação ilimitada das questões na travessia de realização de sua humanidade..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (6)

Integrantes: Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz - Coordenador.


Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja

 2020 - Atual

VIOLÊNCIA E AUTORITARISMO NO CONTO LUSO-BRASILEIRO DO SÉCULO XX:TR NSITOS NAS DITADURAS

Descrição: O presente projeto estudará a violência e o autoritarismo presentes na literatura produzida durante as ditaduras em Portugal e no Brasil. Pretendemos fazer o levantamento de autores e obras publicadas no período de 1964-1974, reunidos em antologias, como a Antologia do conto português contemporâneo e Os cem melhores contos brasileiros do século. Salientamos que a pesquisa não se limitará aos contos das antologias, mas tomará as antologias como ponto de partida para pensarmos sobre a recepção e os trânsitos do conto durante os regimes autoritários de Portugal e Brasil. Buscaremos analisar também como os contos debatem a violência e autoritarismo em momentos diferentes dos dois regimes, uma vez que no caso português o corpus compreende a última década da ditadura, enquanto no brasileiro corresponde à primeira década, após a instauração do regime. Entendemos que essas narrativas podem elucidar questões sobre as estratégias narrativas e os debates consoantes à memória dos confrontos, os movimentos de resistência e os traumas gerados pelo autoritarismo de Estado. Consoante a isso, devemos observar de que modo a violência será apresentada nesses contos, reflexo da censura e do controle sobre o que era produzido em Portugal e no Brasil..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2)

Integrantes: Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja - Coordenador / Tânia Sarmento-Pantoja - Integrante.


Carlos Henrique Lopes de Almeida

2020 - Atual

LITERATURA COMPARADA NA AMÉRICA LATINA: DIÁLOGOS ENTRE FICÇÃO E HISTÓRIA - AS RESSIGNIFICAÇÕES LITERÁRIAS DO PASSADO NA AMÉRICA

Descrição: A pesquisa busca discutar, apoiada nos preceitos teóricos da literatura comprada, a fronteira entre história e literatura, bem como o uso da matéria histórica dos relatos do descobrimento retomada nos romances da América Latina no final século XX ao XXI. Outro aspecto importante nesse estudo, visa o reconhecimento e a reflexão sobre os artifícios utilizados pelos escritores na construção de suas obras na literatura contemporânea..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Henrique Lopes de Almeida - Coordenador / Gilmei Francisco Fleck - Integrante.

 

2019 - Atual

Diálogos entre a o descobrimento e a literatura do contemporâneo

Descrição: Leitura e discussão das fronteira entre história e literatura em cronicas novomundistas dos séculos XVI e XVII, aliada a comprenssão do uso da matéria histórica presente nas cronicas do descobrimento do continente americano nos romances latino-americanos dos séculos XX e XXI e estabelecer comparações entre as obras e os recursos literarios-estéticos aplicados nas narrativa..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1)

Integrantes: Carlos Henrique Lopes de Almeida - Coordenador / Jocenilda Pires de Sousa - Integrante / MICHELY BRAZ SIQUEIRA - Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 1


Germana Maria Araújo Sales

2019 - Atual

Boa noite senhor! Boa noite senhora: histórias contadas e recontadas em impressos no século XIX - Fase 2

Descrição: Durante o período áureo da extração da borracha na Amazônia, na segunda metade do século XIX, muitas são as referências ao crescimento das duas maiores cidades da região: Manaus e Belém. Entretanto, são recentes os trabalhos que nomeiam a história cultural desses locais, com a ocorrência de espaços que favoreceram as práticas de leitura, como a fundação dos gabinetes de leitura, a criação de tipografias e livrarias e a presença dos jornais como veículos propagadores da leitura. Dessa forma, é notável que a Amazônia não abriga somente a maior biodiversidade do nosso planeta. Nela, de forma ímpar existe uma história cultural significativa, que registra uma ampla circulação de materiais impressos. Desde 2003, o Grupo de Estudos História da Literatura ? GEHIL, realiza pesquisas dedicadas à recuperação da história cultural em Belém, durante o século XIX. Esses trabalhos deram visibilidade e demonstraram que as informações acerca da construção da história da leitura e da história cultural não estão restritas à cidade do Rio de Janeiro, geralmente identificada como único sinônimo de vida intelectual no Brasil, durante os anos oitocentos. Ambientada na Amazônia brasileira, mas especificamente em Belém, capital do Pará, esta pesquisa apresenta como problema a recuperação de obras em prosa, veiculadas em diferentes suportes e disponíveis nos acervos que conservam esse material até o presente século. Trata-se de uma pesquisa em fontes primárias, que toma como objeto os jornais e as obras raras, bem como a análise dessas fontes e suas especialidades de circulação e movimentação cultural. O interesse da pesquisa está debruçado tanto no reconhecimento dos impressos em periódicos, como no estudo e análise do acervo de obras portuguesas presentes na Biblioteca Fran Pacheco, no Grêmio Literário Português. A recuperação desse material dá conta de ampliar estudos em torno da história cultural local, observando suas particularidades e influência, prioritariamente, lusitana..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3)

Integrantes: Germana Maria Araújo Sales - Coordenador / Sara Vasconcelos Ferreira - Integrante / Márcia do Socorro da Silva Pinheiro - Integrante / JenifferYara Jesus da Silva - Integrante / Adauto Bittencourt - Integrante / Juliana Yeska Torres Mendes - Integrante / Andreza dos Santos Flexa - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Izabela Guimarães Guerra Leal

2020 - Atual

Poéticas e políticas indígenas: algumas leituras

Descrição: Estamos vivenciando um momento em que o protagonismo indígena se impõe de forma cada vez mais relevante. Se até o início da década de 1990 os indígenas não tinham voz, essa situação mudou e a voz indígena parece se consolidar cada vez mais. É marcante a presença de atores indígenas no cinema, na literatura, nas escolas e mesmo no cenário político propriamente dito. No entanto, o estudo dessa ampla gama de produções culturais ainda é incipiente e experimentamos uma situação paradoxal. Apesar de alguns autores indígenas se destacarem no âmbito político-cultural da atualidade, ainda é muito grande o desconhecimento da população, de forma geral, em relação aos povos indígenas, sobretudo se considerarmos o aspecto da multiplicidade de línguas e culturas, cada uma delas com suas características próprias. A tendência mais comum é generalizar, sob o termo ?índio?, toda essa pluralidade que não pode ser entendida a partir de um designador comum. Este projeto pretende dar visibilidade às poéticas e políticas que põe o indígena em cena, de forma a considerar um amplo campo de saberes ainda pouco divulgados..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2)

Integrantes: Izabela Guimarães Guerra Leal - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2


Juliana Maia de Queiroz

2019 - Atual

Brasileiros em Portugal: romances que cruzaram o Atlântico na segunda metade do século XIX

Descrição: Importantes estudos acerca da circulação transatlântica de impressos no século XIX têm mobilizado pesquisadores de diferentes países da área da literatura em diálogo com a história cultural. Contrariando a ideia de um circuito unilateral de produção, circulação e recepção de livros entre metrópole e ex-colônia ou, ainda, entre países europeus e Brasil, pesquisas mais recentes mostram que, ao longo do século XIX, houve também um importante trânsito de livros brasileiros em países europeus. No que se refere à circulação de obras brasileiras em terras portuguesas, sabe-se que ela se deu de forma mais efetiva a partir dos anos setenta do oitocentos, sobretudo de romances. Nesse sentido, interessa-nos examinar a presença, circulação e recepção de romances brasileiros em Portugal no momento em que a produção romanesca já havia se consolidado em ambos os países e esse gênero ganhava cada vez mais interesse de leitores, editores e críticos nos dois lados do Atlântico..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6)

Integrantes: Juliana Maia de Queiroz - Coordenador / David Tavares - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 3


Maria de Fátima do Nascimento

2019 - Atual

Benedito Nunes e o estudo da obra de Clarice Lispector ? 2ª Etapa

Descrição: O Projeto de Pesquisa ?Benedito Nunes e o estudo da obra de Clarice Lispector ? 2ª Etapa? objetiva ler os dois livros de Benedito Nunes, quais sejam: O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector (1989) e A clave do poético (2009), para verificar a crítica de Benedito Nunes a respeito dos romances Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (1969), Água viva (1973) e Um sopro de vida (1978), de Clarice Lispector. Observar se os estudiosos de literatura no Brasil, pelo menos dois especialistas em Clarice Lispector, continuam citando a crítica do pensador paraense em suas análises das mesmas obras e o que dizem sobre ela. Portaria Nº. 040/2019 ? ILC/UFPA.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2)

Integrantes: Maria de Fatima do Nascimento - Coordenador / Elisângela Ribeiro Oliveira - Integrante / Ingrid Luana Lopes Cordeiro - Integrante / Rafaela Gonçalves de Souza - Integrante / Flávio Jorge de Sousa Leal - Integrante / Thalisson Assis do Espírito Santo - Integrante / Pedro Fernandes dos Santos - Integrante / Leliane de Cássia Gonçalves Silva - Integrante / Luã Leal Gouveia - Integrante / Antônio Azevedo de Brito - Integrante / Carolina Menezes de Brito Reis - Integrante / Adenilza Nunes Soares da Silva - Integrante.


Marli Tereza Furtado

2018 - Atual

Mulher e literatura na Amazônia: de personagens à autoria, entre 1850/1980.

Descrição: A proposta em questão objetiva implementar pesquisa nas áreas da linguagem, a qual proporcione espaços de estudos, discussão, sistematização e divulgação de conhecimentos acerca da literatura produzida na Amazônia durante o século XX, em especial, aquelas em que a figuração da mulher se esboça em temas e personagens, ainda que escrita por homens, e em obras produzidas por mulheres. Pretende-se, assim, ampliar uma tradição de estudos acerca da mulher na literatura, buscando desenvolver um panorama das personagens femininas, bem como, uma espécie de arqueologia literária que recupere a presença da autoria feminina em âmbito amazônico, promovendo o (re)conhecimento dessas autoras e de suas particularidades temáticas e formais, como também a constituição de um imaginário ?sobre as mulheres? e ?das mulheres? amazônicas..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Doutorado: (8)

Integrantes: Marli Tereza Furtado - Coordenador / Josiclei de Souza Santos - Integrante / Tayana Andreza de Sousa Barbosa - Integrante / Alinnie Oliveira Andrade dos Santos - Integrante / Alex Santos Moreira - Integrante / Alcyr de Vasconcelos Alvarez Rodrigues - Integrante / Alvaro Jardel - Integrante / Dione Colares - Integrante / Alcyr de Vasconcelos Rodrigues - Integrante.


Mayara Ribeiro Guimarães

2020 - Atual

Do antropofágico ao antropocênico: experiência poética e alteridade na litratura e outras artes

Descrição: Como objetivo desta pesquisa pretendo colocar em contato as obras literárias, ensaísticas e artísticas selecionadas como corpus desta pesquisa e a obra de pensadores como Georges Bataille, no que diz respeito ao tratamento dado ao heterogêneo, e de Walter Benjamin pela releitura de Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben, articulando os conceitos de estética, política, história, linguagem; Jacques Derrida e o pensamento da diferença em intercâmbio com o perspectivismo antropológico de Eduardo Viveiros de Castro para pensar, de um lado, o sentido de alteridade na visada da filosofia e da antropologia contemporâneas, e, de outro, a constituição moderna em confronto com imperialismos e totalitarismos que levaram à exclusão de povos, seres e mundos (Bruno Latour), junto a críticos e ensaístas contemporâneos de expressão ameríndia e afrodescendente, como Grada Kilomba, Ailton Krenak, Achille Mbembe, Davi Kopenawa; e ainda como a tradução literária, enquanto modo de estar entre línguas e identidades, precipita o exercício da estranheza e da crise pelo contato com uma alteridade, e se constitui como forma de dizer, inscrever e dar forma a um outro, pelo viés antropofágico e de deformação propostos por Haroldo de Campos e Antoine Berman. As obras selecionadas, de um lado, integrarão textos que refletem sobre sujeitos e subjetivações historicamente invisibilizadas ou excluídas, envolvendo agentes como a mulher, o indígena, o sujeito da periferia (rural ou urbana), o negro, o imigrante, o exilado, e, de outro, textos que tensionam a experiência linguística de deriva, ruína e violência, no âmbito dos Estudos de Literatura Brasileira e Literatura Comparada, no espaço da América (do sul e do norte), África e Europa..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1)

Integrantes: Mayara Ribeiro Guimarães - Coordenador / Sylvia Maria Trusen - Integrante / Marcelo Jacques de Moraes - Integrante / Ana Maria Amorim de Alencar - Integrante / Walter Carlos Costa - Integrante / Inês Oseki-Depré - Integrante / Lucia Ricotta Villela - Integrante / Vincenzo Russo - Integrante / Adriana López-Labourdette - Integrante.

Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2

 

2020 - Atual

Antropofagia, violência e invenção: experiência poética e alteridade na literatura e outras artes

Descrição: Como objetivo desta pesquisa pretendo colocar em contato as obras literárias,ensaísticas e artísticas selecionadas como corpus desta pesquisa e a obra de pensadorescomo Georges Bataille, no que diz respeito ao tratamento dado ao heterogêneo, e de WalterBenjamin pela releitura de Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben, articulando osconceitos de estética, política, história, linguagem; Jacques Derrida e o pensamento dadiferença em intercâmbio com o perspectivismo antropológico de Eduardo Viveiros de Castropara pensar, de um lado, o sentido de alteridade na visada da filosofia e da antropologiacontemporâneas, e, de outro, a constituição moderna em confronto com imperialismos etotalitarismos que levaram à exclusão de povos, seres e mundos (Bruno Latour), junto acríticos e ensaístas contemporâneos de expressão ameríndia e afrodescendente, como GradaKilomba, Ailton Krenak, Achille Mbembe, Davi Kopenawa; e ainda como a tradução literária,enquanto modo de estar entre línguas e identidades, precipita o exercício da estranheza e dacrise pelo contato com uma alteridade, e se constitui como forma de dizer, inscrever e darforma a um outro, pelo viés antropofágico e de deformação propostos por Haroldo deCampos e Antoine Berman. As obras selecionadas, de um lado, integrarão textos querefletem sobre sujeitos e subjetivações historicamente invisibilizadas ou excluídas,envolvendo agentes como a mulher, o indígena, o sujeito da periferia (rural ou urbana), onegro, o imigrante, o exilado, e, de outro, textos que tensionam a experiência linguística dederiva, ruína e violência, no âmbito dos Estudos de Literatura Brasileira e LiteraturaComparada, no espaço da América (do sul e do norte), África e Europa...

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1)

Integrantes: Mayara Ribeiro Guimarães - Coordenador / Adriana López-Labourdette - Integrante.

Número de produções C, T & A: 7


Otávio Guimarães Tavares

 2021 - Atual

EXPERIMENTALISMOS LITERÁRIOS e suas consequências ontológicas

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar obras literárias experimentais e como o modo de ser destas obras tensionam os limites do literário de forma a nos levar a uma reavaliação da ontologia da obra de arte literária. A partir das obras de Samuel Beckett, Anne Carson, E. M. de Melo e Castro, Virginia Woolf, as poéticas concretas e literaturas digitais, compreende-se o experimentalismo literário: na quebra com uma concepção de obra de arte surgida nos séculos XVIII e XIX; um diálogo com outras artes e uma ampliação para outras materialidades e tecnologias (intermídias, interartes); foco sobre a materialidade da obra; uma indeterminação de gêneros que, para além de uma generalidade amorfa do texto, brinca com os limites e características de cada gênero; uma ampliação do caráter performático do literário; a tradução como um modo de produção que deve ser compreendida dentro de um constante devir..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1)

Integrantes: Otávio Guimarães Tavares - Coordenador / Alckmar Luiz dos Santos - Integrante / Walter Carlos Costa - Integrante / Celso R Braida - Integrante.

Número de orientações: 1


Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja

2019 - Atual

RASTROS DO JUDAÍSMO NA LITERATURA BRASILEIRA SOBRE A AMAZÔNIA

Descrição: Pretende analisar narrativas literárias detidas na expressão amazônica: romance, conto, testemunho, que apresentem rastros do judaísmo..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3)

Integrantes: Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja - Coordenador.

 

2019 - Atual

CONFIGURAÇÕES DO TESTEMUNHO EM NARRATIVAS INDIGENISTAS BRASILEIRAS

Descrição: Apresenta como objetivo central o exame das confluências entre produções literárias indigenistas e as formas do testemunho..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1)

Integrantes: Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Valéria Augusti

2018 - Atual

Relatos de viagem e prosa de ficção sobre a Amazônia (século XIX)

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo principal realizar um levantamento amplo dos relatos de viagem e romances que, escritos por estrangeiros e publicados no século XIX, tiveram a Amazônia como ambiente privilegiado. Pretende também realizar um levantamento bio-bibliográfico do corpus de pesquisa em que se inclui a investigação das edições desse corpus de pesquisa em território nacional..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Valéria Augusti - Coordenador.